Sistema de peneiramento e britagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3473 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
SISTEMA DE PENEIRAMENTO E BRITAGEM PARA REAPROVEITAMENTO DE RCD

TRABALHO INTERDISCILINAR DIRIGIDO II

INTITUTO POLITÉCNICO – UNA
ENGENHARIA CIVIL
Ciclo 1
Rafaela Chitarra Rodrigues Hell
Alex Inácio Gomes, Augusto Luiz, Bruno Drumond, Lucas Alves D'Alcantara, Lucas de Lima Almeida, Marcos Antonio, Yuri de Souza Carvalho

RESUMO

A sustentabilidade na construção civil é hoje um temade extrema importância, em razão dos impactos ambientais negativos causados ao longo de toda a sua cadeia produtiva.
A problemática dos resíduos da construção civil sempre esteve presente no Brasil, no entanto, ela vem recebendo uma maior atenção devido à grande quantidade que é produzida e a destinação final que ainda, em grande parte, é feita de maneira irregular.
Diante disso, oobjetivo desse trabalho é apresentar um método para a obtenção de materiais a partir do aproveitamento dos resíduos da construção civil e demolição para a sua reutilização na composição de pavimentos.Trata-se do aperfeiçoamento das técnicas já existentes a partir da inserção de uma etapa de peneiramento anterior à britagem proporcionando assim a otimização do processo e a redução do consumo de energia.A técnica se apresenta como uma alternativa eficaz, capaz de garantir resultados positivos para as empresas e para o meio ambiente.
Palavras – Chave: Resíduo da construção civil; Reaproveitamento de Resíduos; Britagem de resíduos.

1. INTRODUÇÃO

A Construção Civil é considerada como uma das mais importantes atividades para o desenvolvimento econômico e social, comportando-se, porémcomo grande geradora de impactos ambientais negativos. As obras realizadas são geradoras em potencial de entulho, fomentando uma grande e importante discussão sobre os índices de desperdício de materiais e também o não reaproveitamento dos resíduos gerados durante o processo de construção e demolição.
Neste aspecto, a construção civil possui uma importante questão a ser resolvida: será possívelconciliar uma atividade produtiva de grandes impactos ambientais através de técnicas economicamente viáveis que conduzam a um desenvolvimento sustentável consciente, menos agressivo ao meio ambiente sem impedir o desenvolvimento econômico e social?
A questão dos entulhos da construção civil pode ser uma alternativa interessante para os municípios que sofrem com as transformações urbanas e quese deparam com problemas de gerenciamento dos rejeitos de construção civil.
Além disso, em toda a vida útil de uma edificação são gerados resíduos, seja na sua manutenção como na fase de reforma e adequação ao uso ou na fase de desocupação e demolição das construções.
Por outro lado, conforme OLIVEIRA (2002):
“a indústria da construção civil traz à população muitos benefícios e écapaz de recuperar os danos causados através da concepção de novos projetos e pesquisas que melhoram a qualidade do meio ambiente”.
Os atuais mecanismos de britagem são dotados de tecnologias que utilizam grande quantidade de energia, uma vez que não possuem qualquer mecanismo de separação mais simplificado, o que torna sua adoção contrária aos objetivos ambientais almejados. Isto porque aimportância da reciclagem visa não apenas reduzir os custos do processo, mas também preservar os recursos naturais, além de diminuir áreas de contaminação, diante da escassez de áreas adequadas ou soluções que absorvam a demanda.
Ao analisar estudos sobre as espécies e modelos disponíveis, foi criado um novo modelo a partir da utilização do método de peneiramento na bitola de 63 mm tornandodispensável a britagem de grande parte do volume dos resíduos gerados. A adoção deste método garante a redução no consumo de energia elétrica e a facilidade de operação como intuito de obter materiais a serem utilizados na composição de pavimentos.
Trata-se de um sistema de peneiramento e britagem para a obtenção de materiais reutilizáveis obtidos a partir de resíduos da construção civil com o...
tracking img