Sistema de pagamento por pea outarefa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (325 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Sistema de pagamento por peça ou por tarefa
O sistema de pagamento da época (pagamento por dia de trabalho e pagamento por peça produzida) tinham o efeito de fazer o trabalhador acreditar que seuesforço beneficiava apenas o patrão.
No sistema de pagamento por dia de trabalho o salário era fixo e os trabalhadores não viam nenhuma vantagem em produzir além do que eles próprios achavamadequado.  
No sistema de pagamento por peça produzida, quando a produção aumentava muito, os administradores diminuíam o valor pago por peça. Por isso, os trabalhadores não se empenhavam como osengenheiros e os empregadores achavam que seria adequado. 
De acordo com Taylor em sua obra (Um sistema de pagamento por salários) o caminho para resolver o problema dos salários era descobrir de maneiracientífica e exata, quanto tempo levaria para que um homem dando o melhor de si, completasse uma tarefa, ou seja, qual a velocidade máxima em que o trabalho poderia ser feito. Sua resposta para esseproblema foi o que ele chamou de “estudo sistemático e científico do tempo”, que consistia em dividir cada tarefa em seus elementos básicos e com a colaboração dos trabalhadores cronometrá-las eregistra-las.  Em seguida eram definidos tempos-padrão para os elementos básicos 
Esse procedimento era a base para o sistema de administração de tarefas que compreendia ainda a seleção de trabalhadores eo pagamento de incentivos. O sistema de administração de tarefas permitia que a administração controlasse todos os aspectos da produção e dispusesse do trabalho padronizado que era essencial para aeficiência. 
A principal razão para o estudo dos tempos foi à busca da precisão para definir o valor dos salários. Posteriormente percebeu-se que o estudo de tempos (e em seguida, tempos emovimentos) era um processo que tinha o valor intrínseco de permitir o aprimoramento do trabalho operacional, por meio da racionalização dos movimentos, criando-se assim a base do estudo de tempos e...
tracking img