Sistema de pagamento por pea outarefa

325 palavras 2 páginas
Sistema de pagamento por peça ou por tarefa
O sistema de pagamento da época (pagamento por dia de trabalho e pagamento por peça produzida) tinham o efeito de fazer o trabalhador acreditar que seu esforço beneficiava apenas o patrão.
No sistema de pagamento por dia de trabalho o salário era fixo e os trabalhadores não viam nenhuma vantagem em produzir além do que eles próprios achavam adequado.
No sistema de pagamento por peça produzida, quando a produção aumentava muito, os administradores diminuíam o valor pago por peça. Por isso, os trabalhadores não se empenhavam como os engenheiros e os empregadores achavam que seria adequado.
De acordo com Taylor em sua obra (Um sistema de pagamento por salários) o caminho para resolver o problema dos salários era descobrir de maneira científica e exata, quanto tempo levaria para que um homem dando o melhor de si, completasse uma tarefa, ou seja, qual a velocidade máxima em que o trabalho poderia ser feito. Sua resposta para esse problema foi o que ele chamou de “estudo sistemático e científico do tempo”, que consistia em dividir cada tarefa em seus elementos básicos e com a colaboração dos trabalhadores cronometrá-las e registra-las. Em seguida eram definidos tempos-padrão para os elementos básicos
Esse procedimento era a base para o sistema de administração de tarefas que compreendia ainda a seleção de trabalhadores e o pagamento de incentivos. O sistema de administração de tarefas permitia que a administração controlasse todos os aspectos da produção e dispusesse do trabalho padronizado que era essencial para a eficiência.
A principal razão para o estudo dos tempos foi à busca da precisão para definir o valor dos salários. Posteriormente percebeu-se que o estudo de tempos (e em seguida, tempos e movimentos) era um processo que tinha o valor intrínseco de permitir o aprimoramento do trabalho operacional, por meio da racionalização dos movimentos, criando-se assim a base do estudo de tempos e

Relacionados