Sistema de ordenha

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1597 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Sistema de Ordenha
A escolha do sistema de ordenha baseia-se em dois aspectos: econômico (custos inicial e anual) e tempo gasto para ordenha. Rebanhos pequenos devem ser limitados a instalações e equipamentos mais baratos, pois, à medida que o custo das instalações e equipamentos aumenta, o custo por vaca ou por quilo de leite produzido também aumenta. Até 100 vacas em lactação, recomenda-se umasala de ordenha do tipo espinha-de-peixe 3 x 3 ou 4 x 4, ou 2 x 4, com um operador. Se houver necessidade de se diminuir o tempo gasto na ordenha para um tempo inferior a três horas, deve-se usar unidades maiores. Quando o número de vacas em lactação for acima de 100 (cem), o custo inicial do equipamento será distribuído por mais vacas, e, assim, o custo por animal deve ser menor, mesmo que ocusto total seja alto.
Estábulo
Para atender às necessidades mínimas do sistema de produção de leite, o estábulo deve possuir os seguintes componentes: curral de espera, sala de ordenha, bezerreiro, curral de alimentação, brete para manejo sanitário, embarcadouro, depósito de materiais, sala de manuseio de leite e cobertura do estábulo. Um exemplo de estábulo simples, para pequenas propriedades.Curral de Espera
O curral de espera, anexo ao estábulo de ordenha, é usado para reunir as vacas antes da ordenha.
Na produção de leite nos sistemas intensivos mais modernos, o curral de espera deve ser coberto, para oferecer sombra e maior conforto às vacas. .
A área necessária por animal é de 2 metros quadrados para raças de pequeno porte e 2,5 metros quadrados para raças de grande porte.Como no projeto utilizou-se 100 vacas Holandesa em lactação, divididas em 2(dois) grupos de 50 cada, a área do curral de espera será de 125 metros quadrados.
O curral de espera deve ter lava-pés logo na entrada, para reduzir a sujeira das patas dos animais vindos dos pastos.
O lava-pés é um rebaixo no piso, com comprimento mínimo de 5m, contendo água. Ele é usado para amolecer e tirar o barroaderido aos cascos dos animais, evitando sujar a sala de ordenha, Deve ser construído com uma profundidade de 20cm e ter um ralo no fundo, para limpezas periódicas. O fundo e as paredes do lava-pés devem ser revestidos com argamassa de impermeabilização.
Preferencialmente, o piso deve ser de concreto ou cimentado, garantindo maior durabilidade. No entanto, para diminuir os custos, pode ser debloket, pedra, piçarra ou mesmo de chão batido. O declive deve ser de 2% a 4%. Neste projeto foi utilizado o piso de concreto por ter maior durabilidade, com um declive de 3%. Bebedouro simples, só de um lado, com 1 metro de largura, 0,75m de altura com o nível da água com aproximadamente 10 cm abaixo. Considerando 5 cm por animal o comprimento será de 2,5 metros.
Sala de Ordenha do tipo Espinha dePeixe
As salas de ordenha do tipo Espinha de Peixe vêm comprovando sua eficiência por décadas e ainda são um dos tipos mais comuns de salas. Os produtores de leite podem trabalhar sem estresse e o trânsito de animais na sala  de  ordenha  é  fácil. A posição do animal oferece uma boa visão dos mesmos e fácil acesso a úbere.
 Nas salas de ordenha de Espinha de Peixe Saída Rápida, a contençãopeitoral é levantada após a ordenha e todos os animais podem deixar a sala simultaneamente, reduzindo assim consideravelmente o tempo de carregamento, aumentando também a velocidade de ordenha.
Como neste projeto o número de vacas em lactação será de 100 (cem) e divididas em dois grupos de 50 cada, usaremos uma sala de ordenha do tipo espinha de peixe 2x4, com 8 animais por ciclo.
Dados paraconstrução:
Área da sala de ordenha: 48 metros quadrados (8x6m)
Área do fosso:
* Comprimento: 5 metros
* Largura: 2 metros
* Profundidade: 0,8 metros
Distancia entre úberes: 1,2 metros
Plataforma para circulação do ordenhador e das vacas com largura de 1,90 metros
Espaço necessário por vaca na plataforma:
* Comprimento: 1 metro
* Largura: 1,50 metros
Altura do pé-direito: 3,5...
tracking img