Sistema de numeração na antiguidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2152 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Matemática

Sistema de Numeração na Antiguidade
A numeração escrita nasceu, nas épocas mais primitivas, do desejo de manter registros de gado ou outros bens, com marcas ou traços em paus, pedras, etc., aplicando o princípio da correspondência biunívoca.
Os sistemas de escrita numérica mais antigos que se conhecem são os dos egípcios e dos babilônios, que datam aproximadamente do ano 3500a.C..
Os egípcio usavam um sistema de agrupamento simples, com base 10.

Um exemplo, de um número escrito em símbolos egípcios é dado abaixo:

Escrevemos esse número da esquerda para a direita, embora os egípcios escrevessem em uma ou outra direção, dependendo do documento.
Sistema de Numeração Chinesa
Há 3.600 anos, o povo chinês era dividido em pequenos povoados que se localizavam àsmargens do Rio Amarelo, o Huang He. Após quase 1.500 anos, estes povos se uniram num só, unificando sua língua, sua escrita e o sistema numérico- muito importante para a religião e para a administração desta sociedade.
O sítio arqueológico Xiau Dun na cidade de Henan, na China, guardava muitos tesouros. Lá estava um registro milenar de números escritos em cascos de tartaruga. Eram traços horizontaise verticais que representavam as dezenas e as centenas. Esta era só uma das muitas representações numéricas usadas ao longo da história da china. Uma delas é o Suan Zi (cálculo em barras), método usado há cerca de 2.700 anos.
Observando bem, podemos ver que há uma casa vazia. Esta casa representa o Zero, que logo veio (por influencia dos indianos) representado por uma bolinha parecida com o nossoatual algarismo.
Apesar do sistema Suan Zi funcionar bem, a escrita numérica mais famosa da China e ainda usada em algumas ocasiões nos dias atuais, é composta por treze símbolos diferentes. Para representar os números, este método se baseia no princípio multiplicativo.
Funciona mais ou menos assim: Para representar o número 30 é preciso escrever o símbolo do número 3 ao lado do símbolo donúmero 10. Assim, se entende que 3 multiplicado por 10 resultaria em 30.
Era preciso destreza para desenhar com sucesso estes ideogramas. Tanto que hoje, os chineses contam com o nosso sistema de numeração escrita, entendido e aceito nos quatro cantos do mundo.
Sistema de Numeração Maia
O Calendário maia é considerado um dos mais precisos. Estes povos, ao contrário de muitos outros, não mediam otempo pelas fases da lua. Isto porque, eles acreditavam em vários deuses, e para eles a lua era um deus covarde.
Politeístas, os maias então mediam um mês por meio da quantidade de dedos das mãos e dos pés. Logo, cada mês tinha vinte dias, o que nos leva a concluir que, oras, os maias contavam!
A afirmação foi comprovada com escritos numéricos encontrados. Os números não auxiliavam só naastronomia. Para os maias, os números era fundamentais para a cobrança de impostos das tribos dependentes.
Estes pre-colombianos, então, desenvolveram duas formas de representar números. O primeiro” alfabeto numérico” era representado por desenhos de cabeças. Mas era muito complexo desenhar formas tão parecidas e detalhadas, daí então, surgiram os pontinhos, barras e a concha.
A concha representava ozero, as barras o número 5 e os pontinhos, a unidade.
Fica bem fácil entender. Vejamos o número 12. Duas barras sobrepostas são dois cincos. 5+5=10. Os pontinhos são dois, logo : 10+2=12.

Sistema Posicional Decimal
O sistema decimal é um sistema de numeração de posição que utiliza a base dez.
Forma e seqüência da grafia medieval dos algarismos arábicos que aparecem na página de título doLibro Intitulado Arithmetica Practica, por Juan de Yciar.
Um sistema de numeração é um conjunto de princípios constituindo o artifício lógico de classficação em grupos e subgrupos das unidades que formam os números. A base de um sistema de numeração é uma certa quantidade de unidades que deve constituir uma unidade de ordem imediatamente superior. Os sistemas de numeração tem seu nome derivado...
tracking img