Sistema de manutenção do casco de navio

Páginas: 11 (2645 palavras) Publicado: 29 de setembro de 2011
Sistema de Gestão da manutenção de estruturas

Por Duperron Marangon Ribeiro
Prof. do Depto Eng. Naval e Oceânica da EE/UFRJ
duperron@ufrj.br

Resumo

O artigo apresenta uma tecnologia de manutenção validada através da aplicação em navios e propões sua utilização para outras estruturas.

O software permite realizar previsões de reparo e também executar simulações para avaliar a condiçãoprovável da estrutura no futuro, com base no passado. Para isto, faz uso de uma metodologia de extrapolação da degradação1.

O sistema apresentado tem a finalidade de integrar as questões de manutenção às de gestão e tecnologia da informação.

O texto pretende mostrar a viabilidade da geração de vantagem competitiva para empresas que tenham na manutenção de estruturas complexas ou dispersasgeograficamente a possibilidade de se diferenciar através de menores custos de manutenção, aumento da produtividade e menores riscos de acidentes e poluição.

Introdução

A gestão da manutenção de estruturas através da utilização de software exige que um tratamento gráfico seja utilizado pois, não existe um número de identificação como acontece em equipamentos, onde cada peça é reconhecida porum código único.

No caso de estruturas, mesmo que cada peça seja numerada no projeto de construção, o reparo irá ocorrer de forma a produzir novas regiões que podem estar inseridas dentro das originais ou se estender por muitas delas.

A falta deste número de parte também tem implicações na inviabilização da utilização da internet para a execução de cotações, visto que a forma e a região ondeo reparo está localizado têm influencia direta no custo da sua execução. A localização, principalmente em estruturas de grande porte, tem implicações no volume de andaimes necessários para a realização da obra.

Os navios, tidos como as maiores estruturas de aço produzidas pelo homem, recebem um processo contínuo de manutenção de estruturas e equipamentos e a cada cinco anos, em média, sofremreparos estruturais em estaleiros.

Em razão do envelhecimento da frota e a crescente importância da proteção ambiental tornou-se fundamental exercer um controle melhor sobre a manutenção dos navios.

Assim sendo, tornaram-se candidatos naturais para a realização de testes de validação de um software com a proposta de viabilizar a gestão da manutenção de estruturas.

Apresentamos neste artigouma tecnologia de manutenção de estruturas validada e aperfeiçoada através de sua aplicação em vinte e sete navios da Transpetro ao longo dos últimos seis anos.

Estaremos propondo a extensão de sua aplicação para tanques, tubulações, guindastes, plataformas off-shore, aeronaves e quaisquer estruturas de grande responsabilidade, ou seja, aquelas cuja falha possa implicar em poluição de grandesproporções, prejuízos de grande monta ou perda de vidas.

Na verdade, o conceito básico poderia ser aplicado, com pequenas alterações, também em outros objetos de engenharia tais como pontes, rodovias, edifícios e outros.

Enquanto os projetos de engenharia estão contidos em um período conhecido, delimitado e anterior a efetiva utilização do objeto de engenharia resultante, temos no caso demanutenção a aplicação da engenharia de forma contínua e inserida nas questões operacionais e de planejamento e gestão da empresa.

O desenvolvimento de uma ferramenta de manutenção de estruturas deve portanto, vislumbrar também as questões de gestão, que transcendem os setores responsáveis pela manutenção nas empresas.

Estaremos apresentando neste artigo um sistema especialista que possuiinterface gráfica amigável com modelagem geométrica detalhada da estrutura. Sua arquitetura é baseada em eventos e interatividade.

Histórico

Em 1992 uma empresa de navegação necessitou de um estudo de avaliação da especificação de reparo produzida para uma grande obra a ser realizada em um navio minero petroleiro de grande porte.

Foi solicitado pela mesma que não fosse percorrido o mesmo...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Manutenção em navio
  • Proteção em casco de navio
  • sistema de manutençao
  • sistemas de manutenção
  • Manutenção de sistemas
  • SISTEMA DE LASTRO DE UM NAVIO
  • monografia sistema monitorar navios
  • Manutencao em Sistemas de abastecimento de Agua

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!