Sistema de inventário permanente

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (736 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
SISTEMA DE INVENTÁRIO PERMANENTE

Dentro do sistema de inventário permanente, a companhia mantém um controle contínuo sobre as entradas e saídas de mercadorias (em quantidades e valores), deforma que a qualquer momento pode dispor da posição atualizada dos estoques e do custo das mercadorias vendidas.
Adotando esse sistema, a administração de uma companhia pode dispor permanentementede informações básicas para o planejamento das compras de forma a evitar que ocorram faltas de mercadorias ou compras em excesso, bem como acompanhar a evolução do resultado no decorrer do exercício.Basicamente, o sistema consiste em contabilizar o valor do estoque vendido logo após a venda ter sido realizada. Assim, o estoque inicial mais as compras menos o estoque vendido (custo dasvendas) resultará no estoque final em qualquer data.
Os registros permanentes de estoques são um importante instrumento de controle. Eles fornecem informações que permitem ao departamento decompras colocar os pedidos de uma maneira destinada a minimizar o investimento em estoque e, contudo, evitar a perda de descontos potenciais e a ocorrência de estrangulamentos da produção devidos a faltasde matérias.

Contém eles, igualmente, dados que são úteis no planejamento e programação da produção. Quando existe um sistema de inventário permanente, podem ser feitos levantamentos físicosde determinadas matérias - primas, através de todo o ano, em processo de rodízio. Se aparecerem discrepâncias significativas entre a contagem física e o registro de inventário permanente, este pode serverificado com a documentação comprovante, em busca de possíveis erros, ou se pode procurar alguma outra explicação plausível, por exemplo, furto.

MÉTODOS DE VALORIZAÇÃO DE ESTOQUES

Existemdiversos métodos para determinar o valor dos estoques em determinada data, bem como o custo das mercadorias vendidas. Os principais e mais freqüentemente empregados são: PEPS, UEPS e CUSTO MÉDIO...
tracking img