SISTEMA DE INFORMAÇÕES DE NASCIDOS VIVOS-SINASC

1274 palavras 6 páginas
SISTEMA DE INFORMAÇÕES DE NASCIDOS VIVOS-SINASC

MACAPÁ-AP
2013-2

NELIVALDO MONTEIRO DA COSTA

SISTEMA DE INFORMAÇÕES DE NASCIDOS VIVOS-SINASC

Trabalho de pesquisa, apresentado à disciplina de Enfermagem em Saúde Coletiva II, da turma 4EFM, sob orientação da professora Elaine Fornari, para aquisição de nota parcial de AV1.

MACAPÁ-AP
2013-2

INTRODUÇÃO
O Sistema de Informações de Nascidos Vivos-SINASC, foi implantado pelo Ministério da Saúde na década de 90. Sua criação teve como objetivo reunir informações relativas aos nascimentos ocorridos em todo território nacional, para fortalecer o processo de geração de informações epidemiológicas e apoiar a tomada de decisões pelo setor de saúde, em especial na área de saúde materno-infantil.

SISTEMA DE INFORMAÇÕES DE NASCIDOS VIVOS-SINASC
O Sistema de Nascidos Vivos (SINASC), implantado oficialmente em 1990, objetiva partir de um documento básico, padronizado para todo o país, que deve ser gerado nos hospitais e em outras instituições de saúde onde se realizavam partos (para os partos hospitalares) e nos Cartórios de Registro Civil (para os partos ocorridos em domicílio).
Seu formulário de entrada de dados padrão, a Declaração de Nascido Vivo - DN, cuja emissão também é de competência exclusiva do Ministério da Saúde, deve ser preenchida para todos os nascidos vivos no país, assim entendido, segundo conceito definido pela OMS, todo produto da concepção que, independentemente do tempo de gestação, depois de expulso ou extraído do corpo da mãe, respire ou apresente outro sinal de vida, tal como batimento cardíaco, pulsação do cordão umbilical ou movimentos efetivos dos músculos de contração voluntária, estando ou não desprendida a placenta.
Sua implantação foi acontecendo de forma gradual no país, e hoje, em pelo menos um estado (Piauí), ela não está completamente efetivada. Apesar disso, vem

Relacionados

  • Bizús de enfermagem
    145457 palavras | 582 páginas