Sistema de informacao

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1050 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ATIVIDADES COMPLEMENTARES
-------------------------------------------------
2°. SEMESTRE 2012
-------------------------------------------------
UNIP CAMPINAS (Cambuí e Swift) - ADMINISTRAÇÃO
Como elaborar uma Análise de Mini Caso.
Como uma espécie de consultoria, a Análise de um Mini Caso deve ir direto ao ponto, analisando os pressupostos do problema apresentado e apresentando a soluçãosolicitada.
No entanto, sendo um gênero necessariamente breve, é perigoso recorrer ao erro de ser superficial demais. O texto resultante precisa mostrar ao leitor as principais características do caso apresentado, sejam elas boas ou ruins, mas sem esquecer de argumentar em determinados pontos e nunca usar expressões como “Eu gostei” ou “Eu não gostei”.
Contudo, as Análises de Mini Casos tem comopropósito último, apresentar uma solução seja à intenção o agente relatado, seja a uma proposta solicitada dentro do problema.
No caso das Atividades Complementares, a exigência é de uma análise, que deve seguir os seguintes passos passos:
1. Identifique o caso: caracterize o caso que você vai analisar (3 linhas);
2. Descreva o problema: Utilize 5 linhas para descrever claramente oproblema apresentado, ampliando-o conforme o conhecimento proporcionado pelo seu curso;
3. Descreva a solução proposta: Aqui você descreve claramente a sua proposta de solução para a empresa, conforme solucitado no Mini Caso. É muito conveniente que você faça um embasamento teórico das suas propostas, citando os principais autores em quem você se baseia. Utilize todas as linhas destinadas a essepropósito. (24 linhas)
4. Assine e identifique-se: Agora sim. Na última linha (linha 34), você escreve seu nome e R.A. e especifica “Aluno de Administração da UNIP Campinas”

Lembre-se: O texto final deve preencher no mínimo uma e no máximo duas folhas. O modelo de formulário a ser utilizado é o especificado no anexo B.

TODOS OS MINI-CASOS APRESENTADOS ABAIXO FORAM RETIRADOS DE:

CHIAVENATO,Idalberto. Introdução à Teoria Geral da Administração. 7ª Edição, Editora Campus Elsevier, Rio: 2004.

11. A METODOLOGIA DE GILBERTO (2) (pag. 38)

Gilberto se considera um consultor de empresas bem­ sucedido. Acha que seu sucesso profissional depende diretamente da metodologia que utiliza para coletar dados a respeito de suas empresas clientes.
Para ele, o diagnóstico organizacional é maisimportante do que a terapêutica organizacional.
Você acha que Gilberto tem razão? Explique.

12. A estratégia da Regência Sapatos (pag. 40)

A Regência Sapatos é uma empresa que deseja ser competitiva. Hélio Santos, o diretor de marketing, está indeciso entre imprimir uma estratégia de integração vertical (desde a produção das matérias-primas até o produto acabado) ou uma estratégia deintegração horizontal (produzir para uma ampla cadeia de lojas próprias distribuídas em todo o território nacional).
Contudo, Hélio precisa definir o assunto com o presidente da companhia.
No lugar de Hélio, quais seriam seus argumentos prós e contras para as duas estratégias?

13. A TECNO COMPONENTES (1) (pag. 52)

Estevão Marques recebeu uma incrível notícia da diretoria da TecnoComponentes: sua promoção ao cargo de Gerente de Produção.
A empresa se dedica à produção de materiais elétricos e está perdendo mercado
devido aos seus elevados custos industriais e à conseqüente perda de competitividade.
Como Estevão poderia planejar seu trabalho?

14. A desconfiança gerencial (pag. 56)

Dora Lopes sempre foi uma pessoa muito desconfiada e relutante. Sua maior preocupação é quenenhum de seus funcionários fique vadiando nos corredores da fábrica. Quase sempre, Dora percorre as instalações para se certificar de que todos estejam trabalhando.
Você acha isso correto? Como Dora deveria proceder?

15. A TECNO COMPONENTES (2) (pag. 59)

O primeiro passo de Estevão Marques como Gerente de Produção foi começar a analisar os tempos e movimentos das principais operações da...
tracking img