Sistema de informação

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1004 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Asdsadassamdlçsakdçlajmdsaçlmndsa
Sadlsa´~ldsa~das~dsal
}dsal
Kdlsa
Ldsa
Ç[ldsa
[dlsa[
Ldsa[
Ldsa
[ldsa
[]ldsa[]
Lds
]aldsa]lds
Açlkdçksakçnj npasjdksajhd ahgdsoaus has hasf h fdsasfd ahasf djgsa dgsaf saf djsafgjsaf gjsaf dsga
]sakd[] sad osa´dsao
DResumo do Trabalho

O propósito do presente trabalho é o desenvolvimento de um software que faça o processamento e reconhecimentode objetos dentro de uma imagem capturada por uma câmera de vídeo de baixo custo.

Este software faz o reconhecimento de objetos na imagem que possibilitem o seu rastreamento dentro do campo visual da câmera com a finalidade de transformar o movimento deste objeto marcador (etiquetas ou adesivos) em controle do ponteiro do mouse na tela do computador.

A finalidade principal do projeto e areintegração de pessoas com deficiência físico ou motora causada por doenças ou acidentes que o impossibilitem o uso do computador nos moldes atuais. A proposta é a colocação de um adesivo em qualquer parte do corpo da pessoa na qual ela tenha maior controle motor e faz-se a calibração do software para reconhecer este marcador.

Tendo o marcador identificado basta o usuário se movimentar nafrente da câmera para controlar o mouse. Para simular por exemplo um click do mouse é só o usuário levar o marcador para cima e para baixo. O controle de velocidade pode ser configurado.

Hoje em dia com os computadores e a internet começa a surgir um novo campo que até pouco tempo atrás era impossível se imaginar, por exemplo, ensino a distância, trabalhos profissionais realizados em casa, salas debate papo e muitas outras opções e o acesso ao computador seguramente ampliará as possibilidades de sucesso escolar ou profissional para aquelas pessoas que tenham alguma deficiência motora ou física.

Introdução
A adoção da postura bípede foi a solução encontrada pela natureza para a adaptação dos antecessores do Homo Sapiens às novas condições de vida, quando eles abandonaram as florestasem troca das savanas. Esta mudança de postura, enquanto solução para os problemas mais imediatos de sobrevivência, criou outras dificuldades para estes primeiros animais e todos seus descendentes (e.g. Aiello, 1997; Joseph; 1996; Orsntein, 1991) tais como adaptação termodinâmica, metabólica e reprodução. A postura bípede foi acompanhada por um estreitamento da bacia, requerendo uma antecipação daliberação do feto. Este fato exigiu um aumento nos laços de integração familiar e social como solução para atendimento das necessidades desse cérebro que nasce imaturo. A imaturidade cerebral, entretanto, passa a ser um fator positivo, pois aumenta a capacidade adaptativa do cérebro ao ambiente no qual deve se desenvolver o homem. As dificuldades de liberação do feto, porém, continuam como fatoresetiológicos importantes para inúmeras disfunções cerebrais, entre as quais, a paralisia cerebral (e.g., Baron, Fennell and Voeller, 1995; Batchello and Dean, 1996; Spreen, Risser, Edgell, 1955;). Outras patologias congênitas, peri e post-natais de origem genética, infecciosa ou dependente da saúde materna, completam as causas mais freqüentes da redução da capacidade cerebral e principalmente, dosdistúrbios motores observados em crianças (e.g.; Baron-Cohen, 1995; Duane, 1995; DeFries and Gillis, 1995; Lubs et al, 1995).
Um fator complicador no processo de educação da criança deficiente é a variabilidade das estruturas cerebrais afetadas, o que requer um processo diagnóstico refinado e prático, que possibilite uma melhor compreensão das dificuldades da criança, fundamental para uma boaorientação do processo pedagógico. Por esses motivos, Rocha et al, 1998, 1999 propuseram o desenvolvimento do sistema ENSCER como um sistema informatizado para a análise quantitativa do EEG; processamento e padronização do processo de diagnose médica sobre o cérebro deficiente e para geração de um conjuntos de jogos educacionais para complementar o processo de ensino do cérebro deficiente. A...
tracking img