Sistema de informação

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1449 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Modelagem de sistema de informação
Referencial teórico
Esta disciplina tem o objetivo de apresentar um panorama das principais linguagens e técnicas para a modelagem dos diversos aspectos de um sistema de informação, discutindo sua expressividade, formalismo e eficácia como instrumentos de administração de complexidade, desenvolvimento e comunicação. Aspectos especiais relacionados a conceitospara modelagem de conhecimento e hiperdocumentos são apresentados de forma breve, para ilustrar suas necessidades específicas de modelagem.
Uma introdução à SQL
É uma linguagem padrão para se lidar com bancos de dados relacionais e aceita por quase todos os sistemas existentes no mercado, foi desenvolvido pela IBM em meados de 1970, chamado de protótipo de referência com aspectos adicionais,como integridade,segurança, na versão atual padrão conhecido como SQL/92.
Nota: devemos acrescentar imediatamente que está próximo da conclusão o trabalho na Sql/93, a proposta de prosseguimento para o padrão atual; a ratificação era esperada para o final de 1999. Então , quando este livro for impresso, o padrão atualdeverá ser possivelmente a “SQL/99”, e não a SQL/92. Porém , consideramos que seria muito confuso empregar a SQl93 como base de nossas discussões, pelo simples fato de que –obviamente- ainda não há nenhum produto que a reconheça; por essa razão, decidimos descrever a SQL/93 separadamente em um apêndice( o apêndice B ). Em todo caso, também devemos assinalar que nenhum produto atual admite nem mesmoa SQL/92 em sua totalidade;* em vez disso, os produtos em geral admitem aquilo que se poderia chamar”um super conjunto de um sub conjunto” da SQL/92 ( isto é, a maioria deles deixa de oferecer suporte a determinados aspectos do padrão e ainda de ir além do padrão em outros apectos). Por exemplo, o produto DB2 da IBM não admite no momento todos os recursos de integridade da SQL/92, mas vai além daSQL/92 em suas regras relativas à atualização de visões. C. J. Date, pag71.
Conforme C. J. Date, pag. 72. A SQL é uma linguagem enorme. O próprio documento padrão [4.22] tem bem mais de 600 páginas (e as especificações da SQl3 ocupam mais de duas vezes esse tamanho). Em conseqüência, não é possível esgotar o assunto em um livro desta natureza; tudo o que podemos esperar fazer é descrever osaspectos mais importante de modo razoavelmente amplo, mas prevenimos o leitor de que nossas discussões são necessariamente superficiais, em particular, não hesitamos em omitir material irrelevante ao propósito pretendido, nem em fazer simplificações no interesse da brevidade. Descrições mais completas( mais ainda assim tutoriais) podem ser encontradas nas referências [4.4],[4.19] e [4.27].
O catálogoHá um catálogo padrão chamado de information schema ( esquema de informações), usados em SQL, que são específicos e descritos para um determinado banco de dados individual. Definidos para conter um conjunto de visões de um hipotético esquema de definições.
SQL EMBUTIDA
O princípio fundamental é de dualidade, que consiste em que qualquer aplicativo é empregado a instrução de SQLinterativamente. Em essência, ele consiste em uma espécie de ponteiro que pode ser usado para examinar um coleção de linhas , apontando para cada uma das linhas de cada vez e fornecendo assim a possibilidade de endereçar essas linhas uma a uma.
Nota: definimos o termo lista_com_vírgulas como a seguir. Considere que <xyz> denote uma categoria sintática arbitrária(isto é, qualquer coisa que pareçano lado esquerdo de alguma regra de produção da BNF). Então, a expressão<lista _com_vírgulas de xyz> denota uma seqüência de zero ou mais <xyz>s, na qual cada par de <xyz>s adjacentes está separado por uma vírgula(e possivelmente por um ou mais espaços em branco). C. J. Date pag. 82.

Domínios , relações e variáveis de relações básicas
O modelo relacional possui três...
tracking img