Sistema de informação

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1873 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
PARTE 2 – SISTEMAS DE INFOMAÇÃO

Um Sistema de Informação tem como objetivos coletar, processar, organizar, armazenar, distribuir e organizar o fluxo da Informação num ambiente. Este tipo de Sistema é atualmente muito associado às empresas, porém, qualquer ambiente pode depender do fluxo de informação e, por isso, necessitar de um Sistema com tais características. Estes Sistemas podem serclassificados de diversas maneiras, a primeira é de acordo com o grau de tecnologia que seus componentes utilizam.

Um Sistema de Informação é classificado como manual quando os seus componentes não utilizam alta tecnologia, mais especificamente a Tecnologia da Informação, ou quando é fraco o seu grau de acoplamento ao Sistema, ou seja, não há uma dependência significativa do Sistema em relação aoselementos da tecnologia da Informação.

O outro tipo de Sistema, Baseado em Computadores, recebem diversos nomes de acordo com a função que exerce dentro do ambiente - como os Sistemas Especialistas ou Sistemas de Informações Gerenciais, por exemplo - em que está localizado, mas independentemente destas classificações todos têm elementos ou componentes de tecnologia em comum.

SISTEMAS DEINFORMAÇÃO BASEADOS EM COMPUTADORES (SIBC) OU SISTEMAS INFORMATIZADOS.

Um Sistema de informação é composto por dois elementos básicos: tecnológico e social.

1. Principais componentes tecnológicos de um SIBC

Um Sistema de Informação baseados em computadores tem o mesmo comportamento de um Sistema manual: entrada de dados, processamentos e saídas. Alguns recursos e componentes, no entanto, sãonecessários para assim classificá-los.

Dentro de um SIBC há um subsistema que o diferencia dos demais Sistemas de Informação: o subsistema tecnológico que ao invés de armários, fichas e máquinas rudimentares utilizam computadores, periféricos e softwares, ou seja, tecnologia da Informação, para auxiliar na transição de dados dentro do Sistema como um todo.

Este subsistema relaciona-se com umsubsistema humano, composto por pessoas e métodos (procedimentos), auxiliando-o com diversos elementos tecnológicos, alguns deles, comuns a maioria dos Sistemas Informatizados. Abaixo os principais:

• Hardware (Computadores e periféricos);
• Banco de dados;
• Softwares (Sistemas Operacionais e Aplicativos);
• Rede de Computadores.

Cada um destes itens tem funçõesbem delimitadas dentro do Sistema, contudo, antes de relacionar suas funções entre si e entre os aspectos da Teoria de Sistema é necessário entender um pouco o seu funcionamento e alguns conceitos básicos.

1.1. Hardware (Equipamentos)

Os equipamentos mais comuns num Sistema Informatizado são os computadores, seus periféricos e os Dispositivos de suporte à informação.

O Computador (CPU) éresponsável por processar os dados e armazená-los para uso posterior com ajuda de algum Dispositivo de suporte á Informação - Drives ópticos, por exemplo - em um Dispositivo de Armazenamento (HDs, Fitas, Disquetes, CD, DVDs etc.).

Para que estes dados sejam processados e armazenados são necessários dispositivos que os coletem – os dispositivos de entrada de dados. Os Dispositivos deste tiposmais comuns são os teclados, Mouses, Leitores de Cartão e de Código de Barras, Microfones dentre outros. A utilização de um ou de outro dispositivo depende do processo em que este dispositivo será utilizado e de relação custo x benefício onde geralmente o benefício é tempo de entrada dos dados e confiabilidade.

Dependendo dos objetivos do Sistema de Informação, outros periféricos podem serutilizados – robôs, por exemplo – para se obter um maior grau de automação, já que o mouse, o teclado e até mesmo os leitores ópticos são operados por pessoas, tornando, assim, a entrada de dados mais passível de erros, ou exigindo softwares mais confiáveis, e em decorrência, mais caros.

Para exibir a informação gerada pelos processos são necessários dispositivos apropriados a esta função, os mais...
tracking img