Sistema de informação hospitalar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 9 (2082 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 25 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1 INTRODUÇÃO
O Sistema de Informação Hospitalar (SIH) foi criado para armazenar dados sobre as internações hospitalares no âmbito do SUS, informada mensalmente por todos os estabelecimentos de saúde públicos, conveniados e contratados que realizam internações e consolidados pelos municípios plenos e estados que após sua análise e aprovação enviam ao DATASUS.
Diante disso, o presente trabalhotem como objetivo apresenta como funciona SIH – Sistema de Informação Hospitalar no SUS. Para construção do mesmo, foi realizada pesquisas na internet.

A relevância do trabalho se dá na importância de enquanto futuros profissionais da saúde obter conhecimentos básicos necessários para Informação sobre o SIH/SUS, sua implantação e características. Sendo que, os profissionais de todos os ramostem que ter domínio, ou pelos menos entender as novas tecnologias, que vem auxiliando na melhoria do atendimento ao público.

Neste contexto, para um melhor entendimento o escrito está assim estruturado em dois tópicos: introdução, onde se apresenta a temática em questão; e o segundo tópico onde se mostra como é o funcionamento do SIH, dando ênfase no SUS. E por fim fazem se as consideraçõesfinais.

2 SISTEMA DE INFORMAÇÃO HOSPITALAR - SIH/SUS
O Sistema de Informação Hospitalar  é operacionalizado pelos gestores locais, e tem com principal objetivo capturar as informações referentes aos atendimentos realizados no âmbito hospitalar, executar o processamento da produção referente às internações hospitalares, assim como a gestão das informações relacionadas à atenção ambulatorial.Criado em agosto de 1981, em Curitiba,  substituindo em 1982 o sistema GIH (Guia de Internação Hospitalar), o popularmente conhecido “Sistema AIH” passou por várias plataformas em mainframes UNISYS e ABC BULL, na fase de processamento centralizado.
Sendo assim o INAMPS ficou incumbido de implantar o SIH/SUS (Sistema de Informações Hospitalares do Sistema Único de Saúde), a partir de 1º de julhode 1990 em âmbito nacional, tendo como base o Sistema de Assistência Médico Hospitalar da Previdência Social - SAMHPS, e seu instrumento a AIH (Autorização de Internação Hospitalar), em toda rede Hospitalar Própria, Federal, Estadual, Municipal, Filantrópica e Privada Lucrativa, regulamentada pela RS/INAMPS n.º 227 de 27 de julho de 1992. A Portaria MS/SNAS n.º 16 de 08 de janeiro de 1991,implantou no SIH/SUS a tabela única de Remuneração para Assistência à Saúde na modalidade hospitalar. O acervo de informações e valores do SAMHPS passou a compor a base do SIH/SUS.

2.1 Benefícios da SIH
Facilita o acesso aos dados do paciente para gerar registros variados, incluindo a classificação com base no sexo, demográficos, idade, e assim por diante. É especialmente benéfico em regimeambulatorial, portanto, reforçar a continuidade dos cuidados. Bem como, acesso baseado na Internet melhora a capacidade de acessar remotamente tais dados.
Também ajuda como um sistema de apoio à decisão para as autoridades do hospital e o desenvolvimento de políticas de atenção integral à saúde e serve para uma administração eficiente e precisa de financiamento, a dieta do paciente, distribuição,engenharia e ajuda médica. Melhora o acompanhamento do uso de drogas, e estudo de eficácia. Isto leva à redução das interações adversas ao promover mais adequado a utilização farmacêutica e beneficia a integridade da informação, reduzindo os erros de transcrição, e a duplicação de entradas de informação.
Como uma área de informática médica o objetivo de uma HIS é conseguir o melhor suporte possível deatendimento ao paciente e resultado administração e mediante a apresentação de dados quando necessário, e aquisição de dados quando gerados com Rede ed processamento eletrônico de dados.
2.2 AIH de Identificação – Formulário
Laudo Médico é o documento utilizado para solicitar a internação do paciente em Hospitais que prestam atendimento ao SIH/SUS, devendo ser corretamente preenchido em...
tracking img