Sistema de gestão integrada em qsma: método para implementação e estudo de casos.

Páginas: 77 (19105 palavras) Publicado: 22 de fevereiro de 2011
RESUMO

Este trabalho apresenta um modelo, cuja proposta é a gestão integrada de qualidade, meio ambiente, segurança e saúde ocupacional, como uma ferramenta para o desenvolvimento sustentável. As questões de tecnologia, de competitividade, de desempenho, de custos, ambientais ou sociais têm afetado significativamente a maneira de agir das empresas e das pessoas em geral. A difusão e adisponibilidade da informação são crescente em um mundo globalizado, o que leva ao consumidor, uma gama de oportunidades no momento de adquirir bens e serviços. Os consumidores mais exigentes passam a escolher não só os produtos com melhor relação preço e desempenho, mas consideram também a desempenho das empresas quanto à degradação ambiental e as questões sociais, difundidas através da divulgação dosconceitos de desenvolvimento sustentável. Assim, o modelo apresentado neste trabalho considera tanto as questões de crescimento e de desenvolvimento econômico das organizações, quanto às ambientais e sociais, advindas dos novos paradigmas do mundo moderno. Como resultado da comparação do modelo, obteve-se a constatação da situação das empresas em estudo, frente ao modelo proposto. As conclusõesobtidas foram consideradas insatisfatórias, com base na inconsistência e falta de importância destinada ao melhoramento contínuo das empresas analisadas. Dessa forma, considera-se fundamental o comprometimento da alta direção das empresas, para que um sistema de gestão integrada, obtenha sucesso. A implantação do SGI, proporciona o desenvolvimento sustentável, uma importante ferramenta para o aumentoda competitividade da empresa, no ambiente organizacional atual, que é de constante evolução.

Palavras-chave: Desenvolvimento sustentável, Gestão integrada, Competitividade



CAPÍTULO 1 - INTRODUÇÃO

1.1 Origem e relevância da pesquisa

O posicionamento competitivo de uma empresa tem como base fundamental a avaliação do ambiente de negócios do qual ela participa. Dessaforma, cabe a ela analisar constantemente as condições do ambiente externo e interno, rever sua posição de competitividade e elaborar estratégias que possam gerar retorno financeiro.
Com a globalização, abriram-se novas fronteiras de investimento e mercados de consumo, tornando a concorrência cada vez mais efetiva, exigindo que as empresas se preparem para enfrentar e assumir novosdesafios.
Nesse cenário, o desenvolvimento tecnológico não propiciou apenas o desenvolvimento do processo econômico e produtivo mundial, permitindo a criação de novas ferramentas de negócios e novos modelos de gestão para as empresas.

O crescente grau de exigência dos consumidores, que muitas vezes têm seu poder de compra fortalecido pelo acirramento da concorrência entre os fornecedores,também usufrui a disseminação da informação causada em grande parte pelo desenvolvimento tecnológico, começa a demonstrar sua preocupação pela qualidade e pela relação preço – desempenho do produto. O acesso à informação e ao conhecimento altera valores e ideologias, antes pouco explorados. Entre eles está a mudança de paradigmas com relação ao uso de recursos naturais não renováveis, preservação domeio ambiente, relações de trabalho, saúde e segurança no trabalho, ética empresarial, proteção aos direitos do consumidor, igualdade de oportunidades, etc.

Os novos paradigmas da sociedade moderna seja por intermédio de consumidores, trabalhadores, governo ou mídia, têm sido transmitidos às empresas, que se sentem de certa forma pressionadas a incorporar os novos valores e ideologias aseus procedimentos organizacionais.
Assim, seja por questões tecnológicas, de concorrência, de qualidade, de custo, de desempenho ou sociais, as empresas precisam enfrentar o atual cenário munidas de estratégias bem elaboradas, constantemente reavaliadas, para assegurar a continuidade de suas operações, o retorno sobre os investimentos e o lucro. Por outro lado, para a definição da...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Sistemas Integrados de Gestão Empresarial: Estudos de Casos de Implementação de Sistemas ERP
  • Sistema integrado de gestão com estudo de caso
  • gestao de sistemas de informacao: estudo de caso
  • Estudo de caso gestão integrada de destinos turísticos
  • Estudo de caso – gestão integrada de destinos turísticos
  • Estudo de caso: gestão integrada de destinos turísticos
  • PROPOSTA DE UM MODELO PARA SE OBTER SUCESSO NA IMPLEMENTAÇÃO DE SISTEMAS DE GESTÃO INTEGRADA NA VISÃO DE TI
  • Implementação do Método de Gestão 5S

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!