Sistema de gestão da segurança e saúde no trabalho (sgsst),

Páginas: 7 (1504 palavras) Publicado: 25 de setembro de 2011
INTRODUÇÃO:

O mercado competitivo em que as empresas estão inseridas, faz com que muitos gestores
não detenham suas atenções quanto ao ambiente de trabalho oferecido a seus empregados e,
consequentemente, não percebam os danos a que estão expondo seus funcionários em seu
meio de trabalho, ao meio ambiente e a sociedade.
Um número excessivo de acidentes em determinados setores e osgrandes desastres mundiais divulgados pela mídia levam as empresas a acreditarem que competitividade e lucro não são suficientes. Assim, elas também devem demonstrar uma atitude ética e responsável quanto à segurança e saúde em seus ambientes de trabalho, além de cuidar das questões ambientais.
O Sistema de Gestão da Segurança e Saúde no Trabalho (SGSST), considerado um instrumento eficaz para amelhoria das condições do ambiente de trabalho, é uma das possíveis alternativas para a evolução da gestão nas empresas. Acidentes, incidentes constituem, muitas vezes, em eventos que devem ser controlados de maneira preventiva através do planejamento, organização e avaliação do desempenho dos meios de controles implementados. Estes eventos estão, muitas vezes, associados a inúmeras causas, e nãoapenas a uma causa específica. Análises simples e rápidas podem levar à conclusão de que a causa imediata reside nos fatores humanos e/ou em algum tipo de problema técnico, mas, grande parte de tais eventos é decorrente de falhas na gestão responsável pela segurança e saúde ocupacional aplicada a estes fatores. Assim, é importante que os gestores responsáveis pelo controle dos aspectos desegurança e saúde da organização dêem especial atenção ao fator humano e a tecnologia utilizada.

1- SISTEMA GESTÃO DE SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHO

Elaboração de um plano de gestão estruturado nas áreas de segurança e saúde do trabalho, com envolvimento de todos os níveis hierárquicos da empresa, é realizado após o levantamento dos riscos e perigos que envolvem a atividade empresarial(industrial).
Relativamente, os custos decorrentes da falta de segurança estão ligados ao tratamento das conseqüências dos acidentes e as subseqüentes ações corretivas. Já, os custos da segurança estão relacionados com todo o tempo e recursos utilizados no planejamento da prevenção de acidentes e nos controles implementados nos locais de trabalho.
Muitas empresas vêm mudando seus princípios e valores,expressando formalmente em
seu código de ética e que devem nortear todas as suas relações, planos, programas e decisões, buscando implementar uma gestão socialmente responsável. Nesse caso, o exercício destes princípios e valores se dá em duas dimensões: a gestão da responsabilidade social interna e a gestão da responsabilidade social externa. Assim, este novo conceito faz com que empresassocialmente responsável tomem suas decisões, pró-ativamente, com base na ética e na transparência de suas ações.

Ao se tratar da segurança e saúde do trabalho nas organizações, a primeira lembrança passa pelo setor responsável pelas atividades prevencionistas, chamado SESMT – Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho, que segundo a NR 4 do Ministério do trabalho,possui "a finalidade de promover a saúde e proteger a integridade do trabalhador no local de trabalho". A existência ou não deste setor é vinculada à graduação de risco da atividade principal da empresa e ao número total de empregados que trabalhem no estabelecimento, sendo este entendido como "cada uma das unidades da empresa, funcionando em lugares diferentes, tais como: fábrica, refinaria,usina, escritório, oficina e depósito.” Este setor deve ser formado por profissionais com formação na área, devendo a empresa exigir no ato da contratação a qualificação necessária para a investidura no cargo. Os profissionais que formam este serviço são os seguintes: Engenheiro de Segurança do Trabalho, Médico do Trabalho, Enfermeiro do Trabalho, Técnico de Enfermagem do Trabalho, Auxiliar de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O sistema de gestão de segurança e saúde no trabalho e suas melhorias nas organizações:
  • Sistema de gestão de Saúde e segurança do Trabalho (SST)
  • Sistema de gestão da segurança e saúde no trabalho para empresas construtoras
  • OHSAS 18001- SISTEMA DE GESTÃO EM SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHO
  • Manual do Sistema de Gestão de Segurança e Saúde do Trabalho
  • Diretrizes sobre sistemas de gestão de segurança e a saúde no trabalho
  • Sistema de gestão de segurança e saúde
  • Gestão da saúde e segurança no trabalho:

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!