Sistema de gestão ambiental

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3315 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Faculdades Integradas São Judas Tadeu
Curso de Administração


Cinthia Carvalho Silva
Sabrina Matos
Tailise Martins

SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL

Porto Alegre
2011

Sistema de Gestão Ambiental

O comprometimento das empresas com a gestão ambiental acompanha o processo de globalização das relações econômicas. Faz parte da construção deuma ética global, partindo das sociedades mais prósperas.
− Pressões econômicas condicionam hoje financiamentos internacionais de projetos a seu potencial de impacto ambiental;
− Os meios de comunicação, tornaram-se poderosos aliados da visão preservacionista e de controle ambiental.
Diante deste cenario a Petterson & Kurts Siderurgia S/A. decidiu implantar um Sistema de Gestão Ambiental queatenda os requisitos e principios da norma ISO 14001.
Devido a importancia da implantação do SGA a alta direção da empresa definiu o seu compromisso com as questões ambientais e inseriu no planejamento estratégico, levando em conta o tipo de organização, o potencial de agressão ao meio ambiente, o posicionamento dos negócios, identificando seus pontos fortes, pontos fracos, oportunidades e ameaças(Analise SWOT).
O objetivo é garantir todo o acompanhamento do processo, desde a utilização de matérias-primas, passando pela parte industrial e de distribuição de produtos, até a correta destinação dos co-produtos gerados no processo.
Tendo como foco a melhoria contínua, a implantação do SGA ISO-14001 segue a metodologia PDCA (Plan, Do, Check , Act), que em português podemos traduzir porPlanejar, Implementar, Verificar e Analisar Criticamente conforme Figura 1.

[pic]

POLÍTICA AMBIENTAL
A Petterson & Kurts Siderurgia S/A. tendo como principal atividade a produção e exportação de aço, assume o compromisso de preservar o Meio Ambiente minimizando a geração de resíduo, monitorando continuamente o desempenho ambiental e estabelecendo uma estrutura para análise dos objetivos e metasambientais visando à satisfação dos clientes, colaboradores, comunidade e acionista. Para tanto, pautará a sua operação de modo a prevenir danos e custos ambientais, buscando a melhoria contínua nos processos, e procurando influir positivamente na qualidade de vida das gerações futuras.

Nossos princípios são:
1) Manter atendimento às exigências da legislação ambiental, às normas e aoscompromissos inerentes aos valores da Empresa.
2) Administrar de forma planejada e preventiva os aspectos ambientais decorrente de suas atividades para proteger a atmosfera, a água e o solo, em conformidade com os objetivos e as metas definidas.
3) Buscar a melhoria contínua da gestão e do desempenho ambiental é a responsabilidade de todos os colaboradores, o que reforça o comprometimento daEmpresa junto a clientes, acionistas, fornecedores e comunidades.

ASPECTOS E IMPACTOS AMBIENTAIS 

Os principais aspectos ambientais e seus possíveis impactos identificados estão listados abaixo:

• Geração de resíduos oleosos, com potencial de contaminação do solo;
• Emissão de material particulado na atmosfera, podendo resultar na poluição do ar;
• Geração de resíduos sólidos(carepa, escória), com potencial para poluição do solo, das águas e do lençol freático;
• Geração de pó do forno elétrico, com potencial significativo para a poluição atmosférica;
• Geração de resíduos radioativos, com risco de contaminação do ambiente como um todo e risco à saúde da população;
• Geração de papel e plástico, com potencial para poluição do solo e hídrica;
•Geração de gases e combustíveis líquidos pelos processos de produção, com riscos de contaminação do ar.

Vários pontos de monitoramento deverão ser instalados estrategicamente dentro da área da usina, visando o controle de todos os fatores identificados como significativamente impactantes.
Os gases e combustíveis líquidos gerados pelos processos de produção deverão ser armazenados e reutilizados...
tracking img