Sistema de gerenciamento integrado (sgi)

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1178 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
CENTRO TECNOLÓGICO INDUSTRIAL PEDRO RIBEIRO – SENAI CETIND
CAI-TEC PETROQUÍMICA

CARLOS IDEQUE DEZIDÉRIO DA SILVA

PESQUISA REFERENTE AO SISTEMA INTEGRADO DE GESTÃO (ISO 9001, ISO 14001, OHSAS 18001).

SALVADOR
2012
CARLOS IDEQUE DEZIDÉRIO DA SILVA

PESQUISA REFERENTE AO SISTEMA INTEGRADO DE GESTÃO (ISO 9001, ISO 14001, OHSAS 18001).

Trabalho desenvolvido durante a disciplina deSistema de Gerenciamento Integrado (SGI) como parte da avaliação referente à matéria.
Professor: Francisco de Assis Sampaio

SALVADOR
2012

DEFINIÇÕES PARA SGI

Segundo Frorini & Carvalho (1995) o sistema de gestão como um conjunto de pessoal, recursos e procedimentos dentro de qualquer nível de complexidade, cujos componentes associados interagem de maneira organizada para realização deuma tarefa específica, atingindo ou mantendo resultados determinados anteriormente.
Sob a visão de Chiavenato (2000) a sistema é o conjunto de elementos interdependentes cujo resultado final é maior do que a soma dos resultados que esses elementos teriam caso operassem de maneira isolada.
Para que tais conceitos surtam efeitos significativos, se faz necessária a adoção de um método que vise àanálise e solução de problemas. Existe atualmente uma infinidade de métodos, sendo que grande parte deles estão arcabouçados no método PDCA (Planejar, Desenvolver Checar, Agir).

Em suma, o SGI é a soma das forças já existentes em determinada corporação, objetivando a criação de um sistema coeso com a finalidade de aumentar a produtividade, o alcance de algo idealizado e, sobretudo, a melhoriacontínua do processo produtivo, em variados aspectos.
Estrutura SIG

SGI com ênfase (ISO 9001, ISO14001, OHSAS18001).
Nos dias atuais, o conceito de qualidade não se aplica apenas aos produtos e/ou serviços oferecidos por determinada corporação. A sociedade em geral passou a analisar as indústrias sob novas diretrizes, estas originadas pela nova conjuntura apresentada no século XXI, que são apreocupação ímpar com o meio ambiente, e a valorização da força de trabalho. Hoje, buscar a qualidade significa atrelar a qualidade de produtos e serviços, preocupação com o meio ambiente e o zelo pela saúde e segurança do trabalhador.
E é nessa busca pela excelência que o Sistema de Gerenciamento Integrado, entrelaçando as ISO’S 9001 E 14001 e a OHSAS 18001, levando assim as empresas aexcelência nos serviços e manutenção da segurança das partes envolvidas no processo.
Padrões que antes eram um diferencial para a conquista de mercados, hoje passaram a serem pré-requisitos para que as empresas façam parte dele.

* O que são as ISO ?

A ISO 14001 é uma norma internacionalmente reconhecida que define o que deve ser feito para estabelecer um Sistema de Gestão Ambiental (SGA) efetivo.A norma é desenvolvida com objetivo de criar o equilíbrio entre a manutenção da rentabilidade e a redução do impacto ambiental, com o comprometimento de toda a organização. Com ela é possível que sejam atingidos ambos objetivos.

A ISO 9001 é uma norma conhecida em todo mundo e consiste em nortear todos os tipos de organizações a obter sucesso através de uma melhora na satisfação dos seusclientes, da motivação dos colaboradores e da melhoria contínua. Qualidade.

A OHSAS 18001 é uma ferramenta que permite uma empresa atingir e sistematicamente controlar e melhorar o nível do desempenho da saúde e segurança do trabalho por ela mesma estabelecido. A implantação desta norma retrata a preocupação da empresa com a integridade física de seus colaboradores e parceiros.

HISTÓRICO SIG
Nadécada de 60 tiveram início os conceitos modernos de Sistema de Gestão Integrada. Uma tentativa de países como o Japão que, arruinados pela Segunda Grande Guerra, usou de métodos como o SGI para devolver a soberania a vossas indústrias.
Nos anos 70, a expansão econômica e a maior disseminação computacional possibilitaram o surgimento de sistemas antecessores ao SIG. O último surgiu na forma de...
tracking img