Sistema de Gerenciamento de Banco de Dados

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1043 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de abril de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
Sistema de Gerenciamento de Banco de Dados



Introdução



Definição de uma base de dados

Uma base de dados se resume em uma coleção de informações que persiste por longos períodos, Conjuntos de dados que contem informações de uma empresa em particular, coleção de dados que descreve as atividades de uma ou mais organizações relacionadas entre si, Conjunto de dados devidamenterelacionados, tendo sido projetado, construído para manipular dados com propósito especifico.
Um sistema de gerenciamento de banco de dados (SGBD) pode se dizer que é um software desenvolvido para auxiliar a criar, manter e atualizar os dados do banco de dados.



Definição de um sistema de banco de dados

Deve permitir que o usuário crie novas bases de dados e especifique seuesquema (estrutura lógica dos dados), usando uma linguagem especializada chamada data definition language – DDL, oferecer ao usuário a capacidade de consultar os dados de uma base de dados e modificá-los, usando uma linguagem apropriada frequentemente chamada de querv language ou manipulation language, o armazenamento de grande quantidade de dados deve ser suportado por longos períodos de tempo, osdados deve ser mantido seguros de acidentes e acesso não autorizado e garantido acesso eficiente aos dados através de consultas e modificações á base de dados e os acessos simultâneos aos dados deve ser controlado de tal forma a evitar que ações de um usuário afete e que haja corrupção acidental dos dados.Arquitetura de um SGBD



Modificações dos Modificações dos dados
Esquemas Consultas






















Processador de consultas

O processador de consulta ele é responsável por transformar uma consulta oumodificação solicitadas pelo usuário em uma seqüência de operações a serem executadas sobre os dados de uma base de dados. Veja a seguir as características das responsabilidades do processador de consulta.

Executar consultas
Modificar os dados da base de dados (inserir, remover, modificar) ou metadados (num SGBD relacional incluem nome das relações, nomes dos atributos, tipos de atributos)
Fazer umplanejamento (query plan) para obter a melhor maneira de executar uma consulta (ex: usar índice, reordenar as operações, etc.).


Gerenciador de Transações

Todas as consultas e outras ações são agrupadas em transações, são unidades que devem ser executadas atomicamente e de forma isolada. A execução de uma transação deve ser durável, ouseja, o efeito de uma transação que foi completada deve ser preservado mesmo após uma falha do sistema.
Uma transação pode ser definida como uma coleção de operações que desempenha uma função lógica única dentro de uma aplicação do sistema de banco de dados.


Requisitos fundamentais para a execução de uma transação

Atomicidade: toda a transação é executada ou nada é feito;Consistência: após uma transação ter sido completada a base de dados satisfaz as condições de consistências previamente assumidas;
Isolamento: se duas transações estão sendo executados simultaneamente seus efeitos devem ser isolados uma da outra; (locking – controle de concorrência).
Durabilidade: uma vez que o sistema tenha informado que uma transação ocorreu com sucesso, seu efeito não deve serperdido em caso de falha; (logging – recuperação de falhas).


Gerenciador de Armazenamento

O gerenciador de armazenamento tem como função alguns itens abaixo:

Gerenciar os acessos feitos à base de dados de acordo com as solicitações feitas pelos níveis mais altos do SGBD;
Gerenciar os recursos de disco e de memória.

Estas funções citadas acima poderiam ser executadas pelos sistemas...
tracking img