Sistema de geração das trajetórias de soldagem para manipulador cartesiano visando a indústria naval

Páginas: 19 (4633 palavras) Publicado: 22 de junho de 2011
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
CENTRO TECNOLÓGICO

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA MECÂNICA

PROJETO DE DISSERTAÇÃO

Sistema de Geração das Trajetórias de Soldagem para Manipulador Cartesiano visando a Indústria Naval

Rafael Polezi Lucas

Orientador:
Prof. Dr. Jair Carlos Dutra
Co-orientador:
Prof. Dr. Nelso Gauze Bonacorso

Florianópolis, SC
Outubro de 2010Sumário

1 OBJETIVOS E CONTRIBUIÇÕES 2
2 ANTECEDENTES E FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 3
3 APARATO EXPERIMENTAL 10
3.1 Desenvolvimento Sistema de geração de trajetórias de Soldagem para o manipulador Tartílope V2F 10
4 METODOLOGIA 13
5 CRONOGRAMA DE ATIVIDADES 14
6 PREVISÃO FINANCEIRA 14
7 CONCLUSÕES 15
8 REFERÊNCIAS 16

1 OBJETIVOS E CONTRIBUIÇÕES

Com a expansão recente daindústria petrolífera, principalmente pela descoberta da camada de exploração do pré-sal, acabou reativando a indústria de construção naval no Brasil que se encontrava em crise nas duas últimas décadas. Este efeito positivo, neste segmento da economia, advém que os estaleiros nacionais são favorecidos e os impostos de importação para navios chegam a 55%. Como conseqüência, o setor de fabricação navalestá sendo reativado em virtude das seguintes encomendas: plataformas semi-submersíveis, plataformas de produção de petróleo, petroleiros, navios de apoio marítimo e rebocadores de apoio portuário [1-3].
Atualmente, a soldagem à arco é o processo de fabricação mais utilizado na construção naval nacional, onde 70% dos estaleiros utilizam somente a soldagem manual, e atualmente existem dois grandesproblemas no setor naval brasileiro. O primeiro é a dependência da mão-de-obra especializada de soldadores, porém há cada vez menos soldadores preparados para o mercado de trabalho. Este fato é a causa raiz do segundo problema que é a busca pela qualidade e produtividade que na real situação acaba levando a necessidade de investimento tanto na formação de novos soldadores e em sistemas demecanização e automação da soldagem. E com a crescente demanda de fabricação naval busca-se sanar os problemas mencionados visando à redução dos prazos de entrega [4].
Outro avanço recente na indústria naval brasileira é a utilização, cada vez mais, de ligas de alumínio na construção das embarcações. Estas ligas são recicláveis e o Brasil domina todo o processo produtivo, e além de possuir certascaracterísticas desejáveis como leveza e durabilidade. Essas características permitem que as embarcações sejam mais velozes, aumentem sua capacidade de carga e sejam mais resistentes [5].
O presente trabalho seguirá a linha padrão de pesquisa e desenvolvimento do LABSOLDA/UFSC, onde se almeja o domínio de novas tecnologias. Tal postura visa desenvolver equipamentos e procedimentos de soldagem perfeitamenteadaptados as necessidades da indústria naval brasileira.
Tendo em vista também que hoje, o LABSOLDA /UFSC está inserido no projeto CT-Aquaviário, financiado pelo FINEP, cujo tema é: “Desenvolvimento de Sistema Robótico Integrado para Automatização da soldagem na Indústria Naval”. A meta deste projeto é o desenvolvimento de um equipamento perfeitamente adaptado a realidade da soldagem naval. Esteequipamento, por sua vez, é formado pela estrutura mecânica do manipulador, pelo acionamento eletroeletrônico dos eixos e pelo sistema de geração das trajetórias de soldagem.
O sistema de hardware e software, destinado à geração de trajetórias de soldagem naval para o manipulador cartesiano é o objetivo principal de meu trabalho de mestrado. Para cumprir tal meta, faz-se necessário primeiroatingir os seguintes objetivos específicos:
- Fazer um profundo estudo sobre a situação tecnológica atual dos estaleiros brasileiros e os métodos de fabricação encontrados, identificando com mais clareza o problema operacional encontrado na fabricação naval, relativo aos processos de soldagem, desde as estruturas de grande porte (casco, costados, estruturas de sustentação) até soldagens...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Soldagem na industria naval moderna
  • soldagem na industria naval
  • Soldagem naval
  • Manipulador Cartesiano Planar
  • industrias navais
  • Industria naval
  • Determinação da trajetória de manipuladores
  • Análise setorial indústria naval

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!