Sistema de esgoto a vacuo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3793 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
CENTRO UNIVERSITARIO DE BELO HORIZONTE
INSTITUTO DE ENGENHARIA E TECNOLOGIA - IET



BERNARDO RIGHI DE ALMEIDA
CELSO BICALHO CAMPOS DA FONSECA JÚNIOR
DALILA MUNICH PONTELLO DE MELO
DANIELLA BRITO DE VASCONCELOS GENEROSO
JANINE FERREIRA CAPANEMA
JÚLIA MARIA HENRIQUES DA SILVA PEREIRA DE MELO
MARCUS SACCHETTO DUARTE
TAYS FERNANDA SILVA PEDRA




SISTEMA DE ESGOTO À VÁCUOBELO HORIZONTE
NOVEMBRO – 2012
BERNARDO RIGHI DE ALMEIDA
CELSO BICALHO CAMPOS DA FONSECA JÚNIOR
DALILA MUNICH PONTELLO DE MELO
DANIELLA DE BRITO VASCONCELOS GENEROSO
JANINE FERREIRA CAPANEMA
JÚLIA MARIA HENRIQUES DA SILVA PEREIRA DE MELO
MARCUS SACCHETTO DUARTE
TAYS FERNANDA SILVA PEDRA





SISTEMA DE ESGOTO À VÁCUO


 

Projeto dePesquisa apresentado ao Instituto de Engenharia e Tecnologia, Curso de Engenharia Civil, como requisito para a aprovação na disciplina Trabalho Interdisciplinar de Graduação I.


Área de Concentração: Novas tecnologias.


Orientadora: Profa. MSc. Arlete Vieira da Silva







BELO HORIZONTE
NOVEMBRO - 2012Dedicamos este trabalho a todos os professores que se disponibilizaram para nos auxiliar na conclusão deste projeto, em especial, a professora Arlete Viera Silva que com toda paciência nos orientou em todo o processo.
AGRADECIMENTOS

Agradecemos a Instituição de ensino, Centro Universitário de Belo Horizonte– UNIBH, pela oportunidade de aprendizado através deste projeto, preparando-nos para o trabalho de conclusão do curso e também nos oferecendo conhecimento maior sobre o tema: “Sustentabilidade e responsabilidade civil”.


























"O desenvolvimento sustentável tem alto custo e vai beneficiar futuras gerações, que aindanão votam, nem pagam impostos. Daí vem a grande dificuldade em sensibilizar os governos para a questão.” (BRUNDTLAND Gro)
RESUMO

Este trabalho tem o intuito de mostrar quanto a viabilidade da implantação do sistema á vácuo em residências, demonstrando a eficiência do sistema, verificando a redução no impacto ambiental, pois hoje em dia a maior preocupação da população, se de alguma forma temcomo não prejudicar o meio ambiental. O estudo foi realizado no modo de pesquisas de internet, visitas técnicas e conversas com especialistas, para saber como implantar esse sistema, se é possível implantar em residência, se é viável ou não e se o sistema causa algum impacto ambiental, a partir dessas pesquisas foi concluído que o sistema de esgoto a vácuo tem uma instalação 5 a 10 vezes maisrápida, custo de 40% a menos, que é um sistema completamente lacrado, sem possibilidade de vazamentos, podendo concluir que é preventivo a saúde e ao meio ambiente, possui uma manutenção fácil, tendo alguns benefícios como eliminação em espaços confinados, o fim da contaminação do solo e podendo ser instalado em residência, da forma simples, pois uma caixa de válvula pode ligar ate 8 casas, semprecisar alterar as instalações hidráulicas internas da residência, podendo considerar um sistema viável, pois seu custo economicamente é baixo e não prejudicial ao meio ambiente.

Palavras Chave: esgoto a vácuo; viabilidade de implantação; eficiência do sistema.
ABSTRACT

This job is intended to show how the feasibility of implementing the system will vacuum in homes, demonstrating the efficiencyof the system by checking the reduction in environmental impact, because nowadays the main concern of the population, if somehow is not as damaging the natural environment. The study was conducted in the way of internet searches, technical visits and conversations with experts, to learn how to deploy this system, if you can deploy in residence, whether it is feasible or not and if the system...
tracking img