Sistema de drenagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 23 (5620 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Colégio Técnico Dom Bosco

Kelson Ricardo Barroso Oliveira

Sistema de Drenagem Urbana

Caraguatatuba,2011
Contra-Capa

Agradecimentos

Sumário

Resumo

Ainda em elaboração.

Introdução
Quem sai de casa em dias de chuva não quer caminhar em calçadas alagadas nem atravessar ruas transformadas em piscinas, pelo desconforto evidente e dificuldade que impõe ao deslocamento. Casosaia de carro não quer ter seu itinerário interrompido ou sofrer uma pane causada pelo contato da água com o motor. Para quem fica em casa, anda pelo comércio ou frequenta prédios públicos ou societários, evidentemente também não tem nenhuma vontade de que estes sejam inundados, muito menos na sua presença. Também é intolerável a qualquer pessoa que a circulação das águas na cidade seja veículo decontaminação ou cause risco de vida por afogamento ou desastres, como a destruição de casas. Neste contexto a Drenagem Urbana tem uma função prioritária: minimizar a presença de excessos de circulação de água, especialmente pluviais, em locais indevidos no meio urbano. Para minimizar o risco destes transtornos é que existe a Drenagem Urbana. Ela, entretanto, não é contra a acumulação de águaspluviais, pois uma alternativa para seu controle é o armazenamento transitório em locais previamente estabelecidos. O que a Drenagem Urbana não deve promover é o desequilíbrio do ciclo hidrológico e o agravamento de condições sanitárias e ambientais. Nem sempre a Drenagem Urbana foi pensada convenientemente. Há hoje em dia uma consciência de que abordagens divorciadas da realidade das cidadesconduziram a situações indesejáveis. Especialmente a falta de consideração de uma gestão integrada das águas urbanas.

Revisão Bibliográfica

Drenagem Urbana

De acordo com Cardoso Neto (2004), drenagem é o termo utilizado para definir as instalações destinadas ao escoamento do excesso de água, seja em rodovias, na zona rural ou na malha urbana. Desta forma, pode-se definir drenagem urbana como umconjunto de sistemas destinado ao escoamento das águas de chuva no meio urbano, visando à atenuação dos riscos e dos prejuízos decorrentes de inundações aos quais a sociedade está sujeita.
O caminho percorrido pela água da chuva pode ser topograficamente bem definido, ou não. Após a implantação de uma cidade, o percurso das águas passa a ser determinado pelo traçado das ruas e acaba secomportando, tanto quantitativa como qualitativamente, de maneira bem diferente de seu comportamento original.
No Brasil, muitas cidades sofrem com contínuos problemas relacionados com a drenagem das águas durante o período chuvoso. Estes problemas acarretam elevados prejuízos socioeconômicos à população local, tais como inundações e a proliferação de doenças por veiculação hídrica, além de colocar emrisco a vida das pessoas que vivem em áreas de iminente risco ambiental (CARDOSO NETO, 2004).
Deve-se ressaltar que o lançamento inadequado das águas de chuva pode causar um aumento da poluição dos rios locais e que, devido à impermeabilização da bacia, a infiltração da água de chuva no solo fica reduzida, impedindo, desta forma, que os lençóis subterrâneos sejam recarregados e, ao mesmo tempo,aumentando o volume de água para jusante do local onde o sistema de drenagem foi implantado.
Diversas estratégias são necessárias para solucionar estes problemas visto que estes, não podem ser resolvidos simplesmente através da construção de grandes obras de drenagem, pois devem ser consideradas as consequências causadas pelo impacto dessas obras a jusante, evitando-se que o problema sejatransferido de local.

Sucinta Evolução histórica do conceito de drenagem Urbana

Em meados do século XIX, o conceito de drenagem urbana que vigorava era o sanitário higienista, que possuía os preceitos de que a relação entre a saúde pública e as águas passíveis de contaminação deveria se dar com o afastamento rápido dessas águas para os sistemas de esgotos separador unitário ou separador absoluto,...
tracking img