Sistema de drenagem predial

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2015 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de agosto de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1. INTRODUÇÃO

A degradação e a exploração desenfreada do meio ambiente vêm sendo preocupação corrente da sociedade atual. Entende-se por sustentabilidade o uso racional dos recursos naturais de forma que tais recursos estejam disponíveis para as gerações futuras. Para se alcançar a sustentabilidade faz-se necessário a observação do que é economicamente viável, culturalmente aceito,ecologicamente correto e socialmente justo.
Desde 1945, com o fim da Segunda Guerra Mundial a construção civil vem se preocupando com o reaproveitamento e o bom uso dos recursos naturais e também com a destinação e o reaproveitamento dos resíduos oriundos da obra. Neste período deu-se maior notoriedade ao setor devido à grande quantidade de entulho criada a partir da destruição causada na guerra.
Apesar dacrescente preocupação, na atualidade ainda persistem a má destinação dos resíduos da construção e o mal uso de recursos naturais tão essenciais como a água. Pensando nisso tem-se como proposta de projeto a criação de um sistema de drenagem visando o reencaminhamento dos resíduos oriundos da construção que antes seriam descartados em aterros sanitários e o aproveitamento e reuso da água pluvial afim de reduzir o desperdício e também evitar a degradação da obra que decorre da umidade absorvida pelas estruturas.

2. MATERIAL TEÓRICO

2.1. SUSTENTABILIDADE
Entende-se por sustentabilidade o uso racional dos recursos oferecidos pelo meio ambiente para que estes não venham a faltar a médio e em longo prazo. Segundo SANTOS (2002, p. 7)
É o homem que estabelece uma relação conflituosa econtraditória com o meio ambiente. Por um lado, ele agride o meio, compartilhando de uma moral estabelecida segundo a qual a natureza está a seu dispor, podendo explorá-la para prover suas necessidades de sobrevivência, de perpetuação, de saúde (física e psicológica e de conforto. Por outro lado, ele pode perceber também que o atendimento de tais necessidades depende de um DesenvolvimentoSustentável.

2.2. CONSTRUÇÃO CIVIL E SEUS RESÍDUOS
A construção civil é um dos setores na sociedade atual que mais cresce e se desenvolve e com ela cresce também a necessidade da preocupação e da adoção de medidas que permitem à proteção do meio ambiente e que previnam a má utilização dos recursos, bem como a crescente poluição e degradação do meio.
Segundo FLORIM e QUELHAS (2004, apud KALBUSCH, GHISI,OLIVEIRA, 2007), a habitação é um instrumento para o equilíbrio social e para a estabilidade política, representando uma das mais importantes aspirações dos cidadãos. Os autores mencionam a importância de que esta necessidade seja satisfeita levando em consideração os impactos no meio ambiente.

Conforme cita PINTO-COELHO (2009, p. 194)
Há sinais de desperdício ou uso inadequado de materiais namaioria das obras, especialmente a madeira o que, além de contribuir para o aumento dos custos finais de produção do imóvel ainda contribui para o aumento do lixo a ser coletado pelo sistema tradicional de coleta de lixo urbano. Esses sinais são mais evidentes principalmente com a madeira, mas também pode ser vistos com tijolos, ladrilhos e lajotas,
PVC além de diversos outros itens deacabamento. O mau estado de conservação de gruas e betoneiras certamente também deve contribuir para o aumento dos gastos com energia elétrica.

2.4 ÁGUA E CICLO HIDROLÓGICO
No momento em que se preocupou com a destinação dos resíduos da construção civil e criou-se a proposta do desenvolvimento de um sistema de drenagem sustentável que utilize materiais que antes seriam descartados nos aterrossanitários, pensou-se também na água que constitui recurso indispensável para a sobrevivência humana e que está cada vez mais escassa.
A expressão “tudo nasceu da água e por ela é sustentado” é um mandamento do mestre Goethe. Os mais antigos filósofos gregos já ensinavam que tudo provém da água. O progresso tecnológico demonstrou que a água é impar sob todos os aspectos e não há vida sem ela (BUETTNER,...
tracking img