Sistema de custeios

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (677 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
SISTEMAS DE CUSTEIO

Sistema de custeio “é um conjunto de procedimentos adotados numa empresa para calcular algo, ou seja, os bens ou serviços nela processados” (BEULK e BERTÓ,2000).

Objetivo:Mensurar os custos dos recursos consumidos quando são realizadas as atividades significativas para empresa.

Os sistemas de custeio tradicionalmente utilizados nas organizações de saúde são: porabsorção, por serviço ou procedimento e por custo padrão.

SISTEMA DE CUSTEIO POR ABSORÇÃO:
O sistema de custeio por absorção é considerado um sistema de custeio integral, pois ele apropria todos oscustos incorridos para a produção de um bem ou serviço.
O sistema de custeio por absorção propõe uma setorização do hospital, dividindo-o em centros de custos.
Centros de custos: Os centros decustos tem como características possuir uma área circunscrita de abrangência, ser fonte geradora de custos, possuir identidade de objetivos comuns, ter uma unidade de mensuração especifica e possuirhomogeneidade funcional. Ex: lavanderia, serviço de nutrição, centro de material esterilizado, setor de limpeza ...
Os centros de custos em um hospital podemser divididos em: Produtivos, Auxiliares eAdministrativos.
Produtivos: realizam atividades produtivas eatividades fins. Prestam serviços finais aos
pacientes e geram receita. Exemplo: Radioterapia, Radiologia, UTI, Centro Cirúrgico...Administrativos: realizam atividades de controle e administração. Englobam aqueles custos indiretos que devem ser divididos e apropriados ao custo de todo os serviços ofertados em um hospital.
Exemplo: setorde contabilidade, administração e diretoria do hospital.
Para os centros administrativos devemos estabelecer critérios arbitrários de divisão (rateios), já que não temos informações suficientes paracalcular o custo dos centros administrativos relativos a um centro de custo, seja ele produtivo ou de apoio (auxiliar).
Auxiliares: prestam apoio as atividades produtivas ou não. Não geram...
tracking img