Sistema de concorrencia pura

Introdução à Economia



Professor: Quaider Omar Mattar
Tema: Resumo do(s) assunto(s)
Assunto(s): A questão da Organização Econômica – Sistemas econômicos
Funcionamento de uma economiade mercado
Sistema de Concorrência pura
Imperfeições do Sistema de concorrência pura

Grupo: ___________________________________
______________________________________________________________________
___________________________________
___________________________________

Turma: 9º período de Engenharia de Automação Industrial




Março/2012
A QUESTÃO DAORGANIZAÇÃO ECÔNOMICA: SISTEMAS ECONÔMICOS

Um sistema econômico pode ser definido como a forma política, social e econômica de organização de uma sociedade. É um particular sistema de organização daprodução, distribuição e consumo de todos os bens e serviços que as pessoas utilizam, buscando uma melhoria no padrão de vida e bem-estar.
De um modo geral, a sociedade organiza sua economia deduas formas principais, procurando resolver os problemas de o que, como, quanto e para quem produzir. As quais são: economia de mercado e economia planificada .



Economia de mercadoNa economia de mercado (economia livre ou descentralizada) o Estado participa da vida econômica com ações reguladoras. Em uma economia baseada na propriedade privada e na livre iniciativa, os agenteseconômicos preocupam-se em resolver isoladamente seus próprios problemas, tentando sobreviver na concorrência imposta pelos mercados.


Economia planificada

Esse tipo de organizaçãoeconômica, também conhecido como economia centralizada, é característico dos países socialistas, em que prevalece a propriedade estatal dos meios de produção. Nesse tipo de sistema as questões de oque, como e para quem produzir não são resolvidas de maneira descentralizada, por meio de mercados e preços, mas pelo planejamento central, em que a maior parte das decisões de natureza econômica é...
tracking img