Sistema de arquivos e suas características

Páginas: 5 (1081 palavras) Publicado: 12 de outubro de 2011
FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DE MONTES CLAROS – FEMC
ESCOLA TÉCNICA
CURSO TÉCNICO EM INFORMÁTICA MODULO II
DISCIPLINA SISTEMA OPERACIONAL DE REDE

FULANO DE TAL

Sistema de arquivos e suas características.

O Linux é muito versátil quando o assunto é sistema de arquivos e por isso, é muito importante o entendimento de suas funcionalidades. Um exemplo disso é a possibilidade de criar e manterarquivos em diferentes tipos de partições, discos, dispositivos e computadores remotos. Além disso, o Linux da suporte há vários tipos de sistemas de arquivos (EXT2, EXT3, ReiserFS, NTFS, entre outros).
Os discos IDE e SCSI seguem as seguintes nomenclaturas nos sistemas operacionais Linux:
/dev/hda Disco IDE Mestre Primário
/dev/hdb Disco IDE Escravo Primário
/dev/hdc Disco IDE Mestre Secundário/dev/hdd Disco IDE Escravo Secundário
/dev/sda Disco SCSI conectado no primeiro canal
/dev/sdb Discos SCSI conectado no segundo canal
/dev/sdc Discos SCSI conectado no terceiro canal
Cada disco pode ter de uma até dezesseis partições onde cada partição é representada por um número inteiro.As partições são nomeadas da seguinte forma: nome do dispositivo + número de partição.Assim, a primeirapartição do primeiro disco IDE (/dev/hda) se chamará /dev/hda1, a segunda /dev/hda2 e assim por diante.

Existem quatro tipos de partições:
• Partições primárias - Cada disco pode conter até quatro partições primárias elas contêm pelo menos um sistema de arquivos e pelo menos uma deve ser criada. Uma dessas partições deve ser marcada como ativa para que a carga do sistema operacional sejapossível.
• Partição estendida - Esse tipo de partição é um contêiner de partições lógicas, ele não pode conter nenhum sistema de arquivos e um disco pode ter somente uma partição estendida.
• Partições lógicas - As partições lógicas são subpartições que existem em conjunto com a partição estendida, podem-se ter doze partições desse tipo e elas podem ser nomeadas á partir do número cinco até odezesseis. Podemos ter no máximo 15 partições com sistemas de arquivos em único disco, sendo três primárias e doze lógicas.
• Partições de swap - São partições que tem o objetivo de aumentar a performance do sistema, ela possibilita que o Linux tenha uma memória virtual em disco. Ela trabalha como um arquivo de troca de dados entre a memória física e o disco.

Tipos de Sistema de Arquivos

DOSFAT12 - Usado em disquetes no DOS
FAT16 - Usado no DOS e oferece suporte até discos de 2GB
FAT32 - Também usado no DOS e oferece suporte a discos de até 2 Terabytes

LINUX

Journaling
O sistema de journaling grava qualquer operação que será feita no disco em uma área especial chamada "journal", assim se acontecer algum problema durante a operação de disco, ele pode voltar ao estadoanterior do arquivo, ou finalizar a operação.
Desta forma, o journal acrescenta ao sistema de arquivos o suporte a alta disponibilidade e maior tolerância a falhas. Após uma falha de energia, por exemplo, o journal é analisado durante a montagem do sistema de arquivos e todas as operações que estavam sendo feitas no disco são verificadas. Dependendo do estado da operação, elas podem ser desfeitas oufinalizadas. O retorno do servidor é praticamente imediato (sem precisar a enorme espera da execução do fsck em partições maiores que 10Gb), garantindo o rápido retorno dos serviços da máquina.
Outra situação que pode ser evitada é com inconsistências no sistema de arquivos do servidor após a situação acima, fazendo o servidor ficar em estado 'single user' e esperando pela intervenção doadministrador.

Partição EXT2
Ext2 - Usado em partições Linux Nativas para o armazenamento de arquivos. É identificado pelo código 83. Seu tamanho deve ser o suficiente para acomodar todo os arquivos e programas que deseja instalar no GNU/Linux.

Partição EXT3
O sistema de arquivos ext3 faz parte da nova geração extended file system do Linux, sendo que seu maior benefício é o suporte a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Sistemas Arquivos
  • sistemas de arquivos
  • Sistema de arquivo
  • Sistemas de arquivos
  • Sistemas de arquivos
  • Sistemas de arquivos
  • sistemas de arquivos
  • Sistemas de arquivos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!