Sistema de arquivos e entrada e saída

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1434 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1-Alguns sistemas deletam automaticamente todos os arquivos de usuário, quando o usuário sai do sistema ou seu programa termina, a não ser que o mesmo requisite o contrário. Outros sistemas mantêm todos os arquivos a não ser que o usuário peça para deletá-los. Discuta as duas abordagens.
Portanto, as duas abordagens são idênticas, mas na primeira caso o usuário não tenha conhecimento ou nãodiga o contrário o sistema irá apagar todos seus arquivos, essa técnica poderá aumentar o desempenho e o espaço livre em disco, mas causará perdas de arquivos pessoais. Na segunda abordagem é o usuário que possui autonomia sobre o sistema e ele decidirá se quer ou não apagar seus arquivos.

2-Em um sistema operacional que suporta apenas um único diretório, permitindo que o mesmo tenha um númerogrande de arquivos com nomes grandes, é possível simular algo parecido com um sistema de arquivos hierárquicos? Como?
Sim, mas o usuário não poderá nomear arquivos com o mesmo nome, pois um arquivo secundário estará ligado ao arquivo principal, e, caso este esteja com o mesmo nome ocorrerá um erro de gravação e leitura. E, também o usuário não poderá criar mais de um diretório, pois os demaisarquivos deverão estar associados à um único diretório.

3-Compare sistemas que suportam vários tipos de estruturas para os arquivos e outros que suportam apenas um conjunto de bytes. Aponte vantagens e desvantagens.
Em sistemas que suportam vários tipos de estruturas encontramos arquivos em diferentes estruturas como: arquivos executáveis, arquivos em texto, arquivos em código-fonte, bibliotecas,etc. Vantagens: podem-se armazenar diversos arquivos de diferentes estruturas, e, seu desempenho é muito alto. Desvantagens: pode ocorrer erros de gravação e acabar corrompendo o arquivo.
Já sistemas que suportam apenas um conjunto de bytes, como o próprio nome diz só possui suporte à bytes em uma única estrutura.
Vantagens: esse tipo de sistema era utilizado no MS-DOS, que trabalhava apenascom caracteres únicos, mas hoje em dia não é mais viável devido à sua inadequação às estruturas de arquivos. Desvantagens: não suporta muitas estruturas de arquivos e sua capacidade de armazenamento é muito baixa.

4-Explique o propósito das operações open e close.
As operações open e close, referem-se à operações e abrir e fechar, estas operações são fundamentais, pois elas permitem que umprograma seja aberto ao iniciar e fechado com segurança ao finalizá-lo.

5-Em alguns sistemas, um subdiretório pode ser lido e escrito, por um usuário autorizado, da mesma forma que arquivos ordinários.
A - Descreva problemas de proteção que podem acontecer.
Esse usuário autorizado poderá efetuar alterações que irão diminuir o desempenho do sistema, e, também poderá apagar arquivos úteis. Osproblemas de proteção que irão acontecer é que o usuário terá permissão para acessar arquivos protegidos, e, poderá acessar arquivos de outros usuários, ou seja, esse usuário terá acesso a todos os arquivos do sistema, podendo alterá-los ou até mesmo apagá-los.

B- Sugira um esquema para tratar com cada um dos problemas citados.
Esse usuário autorizado deverá ter certas restrições quanto ao seuacesso aos arquivos do sistema, ele deverá apenas fazer leitura dos arquivos do sub-diretório, assim ele não poderá ter acesso aos arquivos ordinários.

6-Considere um sistema que suporta 5000 usuários. Suponha que você quer permitir 4990 destes usuários acessar um arquivo.
A)Como você faria isto no Unix?
Devemos criar um usuário e posteriormente um grupo proprietário, e, após isso criarpermissões de acesso para os demais usuários. Assim somente usuários autorizados terão acesso a um determinado arquivo.

B)Sugira outro esquema de proteção que pode ser usado mais efetivamente para este propósito, além do Unix.
Pode-se também criar um usuário como administrador do sistema, e, este monitorar o acesso dos demais usuários a arquivos. Ou também, criar grupos para definir acessos e...
tracking img