Sistema de arquivos do unix

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (898 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Sistema de Arquivos do Unix
O Sistema de Arquivos do Unix tem um mínimo de mecanismo e um número muito limitado de chamadas ao sistema. Sendo assim um sistema de arquivos poderoso e superior.Conceitos Fundamentais Um arquivo do Unix é uma sequência de 0 ou mais bytes contendo qualquer informação. Antigamente os nomes de arquivos eram restritos a somente 14 caracteres comuns que foi substituídoposteriormente por 255 pelo Unix de Berkeley. O Sistema não usa convenções(não é importante) para as extensões dos arquivos, mas os programas nele instalado sim. A extensão pode obter qualquer tamanhoe o arquivo pode ter mais de uma extensão. Os diretórios são armazenados como arquivos e podem conter subdiretórios criando um sistema hierárquico. O caractere “/” constitui o diretório raiz do Unixe separa os subdiretórios e permite entrada de Ligação(Link).

Chamadas ao Sistema de Arquivos no Unix Muitas chamadas ao sistema são relacionadas a arquivos e ao sistema de arquivos. Para criar umnovo arquivo, é possível empregar a chamada “creat”. • fd = creat("abc", modo);

É criado um arquivo chamado abc com os bits de proteção obtidos de “modo”. A chamada creat também abre o arquivopara leitura. Se a chamada for bem sucedida é retornado um valor inteiro positivo, caso contrário já existe o arquivo nisso o tamano do arquivo é zerado e seu conteúdo descartado. Ilustração de criaçãode arquivos:

O arquivo deve primeiramente ser aberto usando “open” onde essa chamada especifica o nome do arquivo a ser aberto e como ele deve ser aberto: para leitura, escrita ou ambos. Aschamadas mais usadas são, sem dúvida, read e write. Cada uma tem três parâmetros: um descritor de arquivos (dizendo quais arquivos abertos devem ser lidos ou escritos), um endereço de buffer (que informaonde colocar ou obter o dado) e um contador (dizendo quantos bytes transferir). n = read(fd, buffer, nbytes). Algumas chamadas de sistema relacionada a arquivos:

A última chamada são para a leitura...
tracking img