Sistema de ar condicionado

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1793 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Sistema de ar condicionado do Shopping Santana Parque





São Paulo
2011







Sistema de ar condicionado do Shopping Santana Parque








São Paulo
2011
SUMÁRIO


1 Apresentação do shopping Santana Parque 4

2 Sistema de ar condicionado 5

2.1Expansão Indireta 5

2.2 Fancoil 6

2.3 Chiller 6

2.4 Torre de Resfriamento 6

3Tabela de gastos 7

4 Pontos positivos 8

5 Pontos negativos e soluções 9

5.1Tanque de Termoacumulação 9

5.2 Roda Entálpica (Recuperador de calor) 10

5.3 Cortina de ar 11

6 Conclusão 12

7 Anexos 13



1. Apresentação do shopping Santana Parque

O Santana Parque Shopping Localiza-se no bairro Santana, na zona norte. Foi inaugurado em 25 de outubro de 2007, elepossui 180 lojas e quiosques dos mais variados segmentos, 09 âncoras, praça de alimentação completa e 1.200 vagas de estacionamento.
Pelo fato de ser um shopping inaugurado no século XXI, no final desta década, então ele agrega todos os segmentos da engenharia moderna- eficiência financeira, energética, e sustentável.
Preocupado com as questões de sustentabilidade, o Santana Parque Shopping querservir de exemplo na redução do impacto ambiental. Veja o que o Santana Parque Shopping está fazendo pelo meio ambiente:
• Sensores nas torneiras que evitam o desperdício
• Estação de tratamento de esgoto para reuso da água
• Elevadores com comando VVVF (variação de velocidade e freqüência) que reduz em até 40% o consumo de energia.
• Painéis de entrada de luz; interior do shopping“inteiramente” branco (piso e paredes); espelhos nas escadas rolantes.
Apesar desses painéis de entrada de luz, eles são revestidos com insulfilme , para que o efeito estufa da entrada de luz, seja minimizado, com isso, não sobrecarrega o sistema de ar condicionado;









2. Sistema de ar condicionado

Existem dois diferentes Sistemas: Expansão Direta e Expansão Indireta. Veremos a seguir comofunciona o sistema de Expansão Indireta, pois é o adotado pelo Shopping Santana.

2.1 Expansão Indireta
Componentes: Fancoil, Chiller e Torre de Resfriamento.
O sistema de água gelada é constituído por subsistemas de refrigeração (chillers) de distribuição e meios de dissipação de calor coletado pelo sistema. Os chillers resfriam a água, a qual, bombeada, caminha através de tubulações até àsserpentinas localizadas nas unidades terminais (fancoils). Neste ponto, há uma elevação em sua temperatura, pela troca de calor com o ar de retorno em contato com a serpentina. A água volta aos chillers para ser novamente resfriada, através da troca de calor com o refrigerante.
A distribuição de água gelada no shopping se dá através do bombeamento da água proveniente do chiller até às serpentinas dosfancoils ou unidades terminais.
Esta água gelada percorre as tubulações do circuito a uma temperatura de 4 a 13o C.
Veja um esquema do funcionamento do Sistema de Expansão Indireta:


2.2 Fancoil

A unidade terminal de ar (fancoil) consiste basicamente de dampers, filtros, ventiladores e serpentina. Ela é controlada para que a quantidade de ar condicionado a ser fornecido ao ambiente sejaregulada de acordo com a sua necessidade.
O sistema de resfriamento do ar (fancoil) é dimensionado, quanto à sua capacidade, de acordo com a vazão de ar necessária à retirada de cargas térmicas de ambientes de áreas definidas. O ar é introduzido no ambiente a uma temperatura predeterminada de tal forma a ser mantida constante a diferença de temperatura (DT) entre o ar do ambiente e o arinsuflado, ou seja, basicamente os fancoils são equipamentos destinados a resfriar o ar que será insuflado no ambiente a ser condicionado.

2.3 Chiller

O chiller consiste em deixar a água gelada e devolver para o sistema.
Quando é dada a partida no compressor, a pressão no seu lado superior e a sucção no inferior fazem com que o líquido refrigerante flua do receptor para a válvula de expansão....
tracking img