Sistema de apoio às decisões

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2250 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
APOIO ÀS DECISÕES DE E-BUSINESS

E-business e Apoio à Decisão
No momento em que as empresas migram para modelos de e-business, estão investindo em novas estruturas de controle de dados das aplicações de apoio à decisão que as auxiliam a reagir rapidamente a condições variáveis de mercado e a necessidades de clientes.
Para ter sucesso em e-business e em e-commerce, as empresas precisamde sistemas de informação que possam apoiar as necessidades diversificadas de informações e de tomada de decisão de seus gerentes e profissionais. Isso é realizado pelos vários tipos de sistemas de informação gerencial (SIG), de apoio à decisão (SAD) e de informação executiva (EIS).
A internet, intranets e outras tecnologias de informação disponibilizadas pela web vêm fortalecendosignificativamente o papel que os sistemas de informação desempenham no apoio das atividades de tomada de decisões de cada gerente e técnico de informação num empreendimento de e-business.

Tendências do Apoio à Decisão de e-business
A revolução do e-commerce gerada pela internet e pela rede mundial de computadores está ampliando os usos e expectativas de apoio à decisão e à informação de funcionários,fornecedores e outros parceiros de negócios de uma empresa.
O ritmo rápido das novas tecnologias de informação, como os pacotes de software e de hardware de computadores pessoais, redes cliente/servidor e versões de pc’s interconectados com software SAD/EIS tornaram o apoio à decisão disponível aos níveis inferiores da administração, assim como a indivíduos de qualquer nível e a equipesauto-dirigidas de profissionais de empresas. Essa tendência acelerou-se com as revoluções da internet e do e-commerce e com o enorme crescimento de intranets e extranets que interligam empresas de e-business e seus stakeholders. Uma empresa de e-business deve atender as exigências de informações e de análise de dados feitas por clientes e empresas de e-commerce dando um apoio às decisões mais personalizadoe preventivo utilizando a rede.
Assim, o crescimento da web, de intranets e extranets nas empresas acelerou o desenvolvimento e o uso da entrega de informação de classe executiva e ferramentas de software de apoio à decisão pelos níveis inferiores da administração e por indivíduos e equipes de profissionais de empresas. A expansão do e-commerce possibilitou a utilização de ferramentas SAD(sistema de apoio à decisão) de e-business por fornecedores, clientes e outros stakeholders da empresa, para o gerenciamento da cadeia de suprimentos e outras aplicações de e-business.

Níveis da informação e de decisão empresarial
Todas as empresas possuem um nível de hierarquia padrão, chamada de pirâmide empresarial que possuem os seguintes níveis: estratégico, tático e operacional.

NívelEstratégico
As decisões dão-se no alto escalão da empresa, ou seja, no nível mais alto da pirâmide. Neste nível estão os presidentes, diretores, sócios e acionistas.
É neste nível que é decido o rumo da empresa, o que pode ser melhorado e organiza o ambiente de trabalho para uma boa interação dentro da empresa.

Nível Tático
As decisões táticas aparecem no nível médio da pirâmide, mas nãoinfluenciam tanto o nível estratégico. Estão neste nível: gestores médios, chefias, coordenações e supervisões. Este nível tem a finalidade de organizar determinada área ou função da empresa e não ela por completo.

Nível Operacional
As decisões operacionais aparecem no nível mais baixo da pirâmide e estão ligadas ao controle e às atividades operacionais da empresa. Neste nível está o corpo técnicoda empresa, ou seja, engenheiros, assistentes, auxiliares da empresa, cada um em seu respectivo setor. Aqui criam-se condições adequadas de realização de trabalhos diários dentro da empresa.

Sistemas de informação gerencial (SIG)
Contempla o processamento dos grupos de dados das operações e transações operacionais, transformando-os em informações agrupadas para gestão.
Os grupos de...
tracking img