Sistema de alimentação em molde

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2582 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Escola SENAI “Conde Alexandre Siciliano”

SISTEMA DE ALIMENTAÇÃO EM MOLDES.

Henrique Hideo Fugissawa 3CPN

SISTEMA DE ALIMENTAÇÃO EM MOLDES.

Projetar sistema de alimentação

No projeto do sistema de alimentação deve-se definir o ângulo do canal de injeção, o tipo do canal de retenção, o tipo de canais de alimentação (canais frios ou canais quentes), se escolher canais frios deve-sedimensionar e definir o formato das seções transversais (circular, trapezoidal, trapezoidal modificada, semicircular e retangular), se optar por um sistema de câmara quente deve-se escolher o tipo e o fornecedor.

Deve-se nesta atividade ainda projetar os pontos de injeção, que foram previamente definidos nas especificações do molde. Para esta atividade é recomendado o uso de sistemas desimulação reológica, que fornecem dados como pressão e tempo de injeção, perfis de temperatura e velocidade de injeção, linhas de fluxo do material e inúmeras outras variáveis. O projeto conceitual apresenta as informações e ferramentas que envolvem esta atividade.

Sistema de alimentação: o fornecimento do material plástico às cavidades do molde é feito pelo bico do cilindro, através da bucha deinjeção e para os canais de distribuição e, destes para as cavidades do molde, através dos pontos de injeção no caso de moldes de cavidades múltiplas.

O sistema de alimentação para cavidades múltiplas é composto por três subsistemas: canal de injeção (resultado da bucha de injeção), canais de alimentação ou distribuição
principal e secundários), e entrada de injeção ou pontos de injeção(passagem do canal de alimentação para o interior da cavidade).
- Canal de injeção:
É um canal tronco-cônico divergente (esta conicidade é necessária para facilitar a sua extração), com ângulo de abertura de 2 a 5°, que liga o bico da injetora aos canais de alimentação ou a própria peça (no caso de moldes com apenas uma cavidade).
Poço de retenção (ou poço frio): nos moldes de múltiplas cavidades érecomendável prolongar os canais. Este prolongamento (poço de retenção) funcionará como receptáculo da primeira porção de plástico, que, sendo mais fria, prejudicaria a qualidade da peça ou o bom funcionamento do molde.

Exemplos destes canais.
Canais de alimentação: Os canais de alimentação ligam o canal de injeção à entrada das cavidades. Menges e Mohren (1993) relacionam as principaisfunções dos canais de
alimentação:
• Conduzir o material plástico fundido rapidamente e sem restrições até a cavidade, num percurso o mais curto possível e com mínima perda de temperatura e pressão.
• Garantir que o material chegue a todos os pontos de injeção ao mesmo tempo e com a mesma pressão e temperatura.
• Possuir seção transversal suficiente grande de modo a garantir que o tempo deresfriamento seja igual ou pouco superior ao tempo de resfriamento do molde. Desta forma busca-se tornar a etapa de recalque mais eficiente.

Sistemas de Retenção e Características.
Retenção em z:
É muito utilizada na indústria, sendo adequada para a maioria dos termoplásticos.
Retenção de cabeça invertida:
Bastante utilizada na indústria, sendo adequada para a maioria dos termoplásticos. Contudo,pressupõem-se alguma deformação do material durante a extração do sistema de alimentação. Logo, é mais adequada na injeção de materiais com alguma flexibilidade.

Retenção anel rebaixado:
Também bastante utilizada na indústria, sendo adequada para a maioria dos termoplásticos. Como na solução a cima também sofre deformação do material durante a extração do sistema de alimentação. Logo, é maisadequada na injeção de materiais com alguma flexibilidade.

Retenção tipo oblongo de cabeça invertida:
Não contempla um extrator para a extração do sistema de alimentação. Este tipo de retenção pode ser utilizado quando existem elementos móveis do lado da extração que permitam libertar o sistema de alimentação.

Retenção com pino em lança e arredondado:
Bastante utilizado na injeção de...
tracking img