Sistema de abastecimento de água

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1555 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1- Introdução

Veremos a seguir todo o processo que água percorre até chegar às torneiras, neste trabalho será compreendido desde a captação da água nos mananciais, todo o tratamento que a água recebe para se tornar potável, os tipos de reservatórios e ate as redes de distribuição de água fria.

2- Sistema de abastecimento de água

Um Sistema de Abastecimento de Água representa oconjunto de obras, equipamentos e serviços destinados ao abastecimento de água potável de uma comunidade para fins de consumo doméstico, serviços públicos, consumo industrial e outros usos e caracteriza-se pela retirada da água da natureza, adequação de sua qualidade, transporte até os aglomerados humanos e fornecimento à população em quantidade compatível com suas necessidades.
Os projetos para umsistema de abastecimento de água são realizados em diversas etapas e normalmente apresentam a seguinte seqüência: captação; adução (transporte); tratamento; armazenamento; e distribuição.

3- Manancial
As nascentes ou mananciais são as fontes de água, superficiais ou subterrâneas, utilizadas para abastecimento humano e manutenção de atividades econômicas. As áreas de mananciais compreendem asporções do território percorridas e drenadas pelos cursos d´água, desde as nascentes até os rios e represas, podendo ser de 2 tipos:
* Água superficial: são os córregos, os ribeirões, os rios ou os lagos;
* Água subterrânea: formada pela água presente no interior da crosta terrestre, e que se manifesta por meio de nascentes, poços rasos, poços profundos, drenos, etc. Pode pertencer ao lençolnão-confinado ou freático, no qual a água mantém a pressão atmosférica, ou ao lençol confinado, onde a água está sob pressão, entre camadas impermeáveis do subsolo;

4- Captação
A captação é a primeira parte do sistema de abastecimento de água e não pode haver interrupções em seu funcionamento. A primeira etapa para captação da água é a escolha do local onde será realizada, e para isso os locasescolhidos devem assegurar condições de fácil entrada da água em qualquer época do ano, favorecer a economia das instalações, facilitar a operação e manutenção ao longo do tempo, favorecer na quantidade de água etc.
4.1- Captação de águas superficiais
As águas superficiais existem em maior quantidade e permitem geralmente a captação de um volume maior do que as águas subterrâneas apresentando,em contrapartida, piores condições de qualidade. É por isso que a maior parte das grandes cidades se abastece de águas superficiais e possuem complexas estações de tratamento.
No caso de captações em rios, podem-se verificar normalmente dois tipos de solução:
* Direta geralmente por bombeamento, prevendo a variação do nível da água no rio e podendo ser fixas ou móveis.

* Emderivação, nos rios em que se criam planos de água, de nível praticamente constante, mediante a construção de barragens ou açudes.

4.2- Captação de águas subterrâneas
Qualquer perfuração através da qual obtemos água de um aqüífero é, genericamente, chamada de poço, sua classificação é baseada na profundidade:
Cacimba, poço raso, cisterna ou poço amazonas- Construído Manualmente, não precisa delicenciamento ou autorização ou autorização governamental dos órgãos gestores.
Poço Perfurado em rochas consolidadas ou cristalinas- Também conhecido como semi- artesiano.
Poço perfurado em rochas inconsolidadas e consolidado- Pode ser chamado de poço misto e também semi- artesiano.
Poço no Aqüífero Guarani- Poço perfurado em rochas consolidadas e insconsolidadas, com grandes diâmetros eprofundidades, também chamado de artesiano.
Poço sedimentar- Perfurado em rochas geralmente insconsolidadas, pode ser chamado de semi- artesiano.
Poço artesiano
Poço tubular profundo cuja pressão da água é suficiente para a sua subida à superfície, necessitando a instalação de equipamento na boca to tubo para controlar a saída da água.
Poço semi-artesiano
Poço tubular profundo cuja pressão da água...
tracking img