Sistema comutacionais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1474 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FAETEC – FUNDAÇÃO DE APOIO À ESCOLA TÉCNICA
ESCOLA TECNICA ESTADUAL FERREIRA VIANA
CURSO TÉCNICO EM TELECOMUNICAÇÕES

















SISTEMAS COMPUTACIONAIS
SISTEMAS DE APRESENTAÇÃO DE LETRAS E CARACTERES (ASCII)





















Nome: Nikolas da Silva Saloustros
Nº:23
Professor: Normando Mendonça
Turma: E-141Data:11/04/2012
INDICE

INTRODUÇÃO

CÓDIGO ASCII

BIBLIOGRAFIA

CONCLUSÃO

INTRODUÇÃO

As máquinas entendem uma linguagem de zero e um, linguagem binária, que é portanto a mais importante entre as linguagens da eletrônica digital, porém essa linguagem não faz muito sentido para nós e é por isso que foram criados sistemas que convertem a linguagem binária em linguagens maiscompreensíveis, e atualmente o sistema de conversão entre linguagem mais interessante para a eletrônica é o Unicode pois ele oferece uma linguagem mais universal, o que facilita o intercambio de tecnologias entre os países.



ASCII

Todo o sistema da eletrônica digital tem como base o padrão binário, que através de combinações lógicas, lógica booleana, admite a representação de circuitos eletrônicos,números e caracteres. E a partir do sistema binário, zero e um, começaram a surgir outros sistemas de representação de letras e caracteres como o BCD, Decimal Codificado em Binário, que foi criado de forma mais semelhante com o sistema decimal, pois ele combina certas características dos sistemas binário e decimal. Ele representa dígitos decimais de 0 até 9 com códigos binários de 4 dígitos,bits, para números maiores combina-se 2, 3, ..., n sequencias de 4 bits, exemplos.

DECIMAL / BCD

0 0000

6 0110

13 0001

0011

800 1000

0000

0000

0,502 0.0101

0000

0010

Em comparação com a linguagem binária pura, o BCD é mais facilmente entendido por humanos e essa é sua maior vantagem, porém, ele é menos eficiente para a máquina pois usa mais bits para representar omesmo decimal, o que significa maior custo de memória.

Uma outra forma de representação é o código Morse, um conjunto de traços e pontos, que podem ser transmitidos através de:

- Pulsos elétricos

- Ondas mecânicas (som)

- Sinais visuais (luz acendendo e apagando)

- ondas eletromagnéticas (sinais de rádio)

De certo modo o código Morse também é um sistema binário, pois funciona emdois estágios, com sinal ou sem sinal, a diferença é que nele o tempo entre esses sinais também é levado em consideração. O código Morse internacional é formado por seis fases.

- Sinal curto

- Sinal longo

- Intervalo entre caracteres

- Intervalo curto

- Intervalo médio

- Intervalo longo

Já evoluindo um pouco mais o sistema de representação, surgem os códigos alfanuméricos,entre esses, o mais utilizado é o ASCII (American Standard Code for Information Interchenge) ele possui um código de 7 bits e é capaz de representar 128 caracteres, sendo assim o suficiente para os teclados atuais, e por isso é o código alfanumérico mais utilizado.

Exmplos:

Caractere ASCII

A 100 0001

F 100 0110

X 101 1000

. 010 1110

+ 010 1011

$ 010 0100

= 011 1101

Umaextensão do código ASCII é a ISSO 8859, que foi criado pela ISSO e inclui alguns caracteres acentuados, ela normaliza o conjunto de caracteres agrupando as variáveis por seleção de idiomas e regiões geográficas. E o código ISSO 8859 é muito usado juntamente com o Padrão ASCII, no entanto existem muitas incompatibilidade entre os padrões ISSO 8859 de cada país. Para superar essas limitações e tentarunificar os padrões, foi criado um padrão que permite à uma máquina representar os caracteres de qualquer sistema de escrita. Ele possui cerca de 107 mil caracteres, sendo os primeiros 256, os mesmos do padrão ISSO 8859-1.


1 CARACTERES NÃO IMPRIMÍVEIS

Representados como a parte não imprimível da tabela ASCII, os caracteres de controle tiveram sua origem nos primórdios da computação,...
tracking img