Sistema circulatorio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2054 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1

SISTEMA CIRCULATÓRIO
O sistema circulatório pode ser separado em 2 divisões (SPENCE): a) Sistema cardiovascular b) Sistema linfático O sistema cardiovascular inclui o coração, que funciona como uma bomba propulsora para o sangue, e os vasos sangüíneos, que transportam o sangue através do corpo. O sistema linfático consiste de órgãos que participam da resposta imune (tonsilas, timo, baço elinfonodos) e vasos que coletam o líquido intersticial do corpo e o transportam para o sistema cardiovascular.

SISTEMA CARDIOVASCULAR 1.0. CONCEITO
O sistema cardiovascular é um sistema circular fechado. Contido no coração e no interior dos vasos, o sangue percorre um trajeto circular do coração para as artérias, depois para os capilares, e em seguida para as veias, de onde retorna ao coração.Normalmente, o sangue não deixa este sistema, embora uma porção líquida deste sangue atravesse as paredes dos capilares para se juntar ao líquido entre as células que constituem os tecidos. Porém, igual quantidade deste líquido retorna ao sistema cardiovascular diretamente ou por meio do sistema linfático. O coração é a bomba que produz a força necessária para impelir o sangue através do sistemade vasos.

2.0. FUNÇÃO
Manter constante a circulação de sangue no organismo.

3.0. CORAÇÃO
3.1. Definição: É um órgão muscular oco, que funciona como uma bomba contrátil-propulsora. É formado por um tecido muscular especial – o músculo estriado cardíaco. 3.2. Forma e Tamanho O coração adulto é um órgão em forma de cone truncado, apresentando uma base, um ápice e faces (esternocostal,diafragmática e pulmonar). A base do coração não tem uma delimitação nítida, porque corresponde a área ocupada pelas raízes dos grandes vasos da base do coração (vaso pelos quais o sangue chega ou sai do coração). O coração tem o tamanho de um punho fechado. Segundo GRAY (1977), o coração adulto mede cerca de 12 cm de comprimento, 8 a 9 cm de largura em sua parte mais larga e 6 cm de espessura. O peso docoração no homem está entre 280 a 340g e na mulher 230 a 280g.

2 Face diafragmática: região entre a base e o ápice, que repousa sobre o músculo diafragma. Face esternocostal: face anterior do coração, formada principalmente pelo ventrículo e átrio direito. Face pulmonar: região esquerda do coração dirigida para cima e para trás, formada em maior parte pelo ventrículo esquerdo inferiormente epequenas porções do átrio e aurícula esquerda superiormente. 3.3. Posição O coração está situado na cavidade torácica, atrás do esterno, acima do músculo diafragma, sob o qual em parte repousa, no espaço compreendido entre os 2 espaços pleurais (mediastino). Sua maior porção se encontra à esquerda do plano mediano. O coração fica disposto obliquamente, de tal forma que a base é medial e o ápicelateral. O maior eixo do coração – o eixo longitudinal (da base ao ápice), é, pois oblíquo e forma um ângulo de aproximadamente 40o com o plano horizontal e também com o plano mediano do corpo. 3.4. Anatomia interna do coração: Para que o coração funcione como uma bomba são necessários: - câmaras de entrada e saída; - valvas para direcionar o fluxo sangüíneo através das câmaras; - parede extremamentecompressível, que proporcione força suficiente para impelir o sangue; - vasos para conduzirem o sangue do coração e para o coração; 3.4.1. Câmaras O coração apresenta 4 câmaras: átrio direito, átrio esquerdo, ventrículo direito e ventrículo esquerdo. Os átrios são menores, e se localizam na porção superior do coração. Os ventrículos são maiores e constituem o principal volume do órgão. Localizadosinferiormente, eles formam o ápice do coração. O ventrículo direito forma a maior parte da face anterior do coração, e o esquerdo, a maior parte da face inferior. Internamente, o coração apresenta septos, subdividindo-o em 4 câmaras. Um septo horizontal - septo átrioventricular, divide o coração em duas porções: superior e inferior. A porção superior apresenta um septo sagital - septo...
tracking img