Sistema circulatorio, sistema respiratório e função urinaria

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1425 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1. Enumere os componentes do sistema circulatório. Descreva-as.
- o coração, uma bomba pouco aspirante e muito premente;
- os vasos sanguíneos, que formam uma rede continua, unida pelo coração;
- o sangue, um fluido parte células, parte liquido;
- um sistema de controle, autônomo, mas ligado ao sistema nervoso central.

2. Descreva o trajeto do sangue na grande e na pequena circulação.Na grande circulação o sangue sai do ventrículo esquerdo pela artéria aorta que o leva a todas as partes do corpo. O sangue venoso, regressa ao coração pelas veias cavas superior e inferior, entrando no átrio direito. Na pequena circulação o sangue venoso sai do ventrículo direito pela artéria pulmonar para os pulmões onde é arterializado. Regressa depois ao átrio esquerdo pelas veias pulmonares.3. Enumere três propriedades do fluxo em regime estacionário.
- Iguais quantidades de saída e entrada de fluido na circulação;
- As quantidades de fluido que passa pelos diferentes vasos é a mesma;
- ↑ diâmetro dos vasos, ↓ velocidade da circulação e ↓ Ec.

4. Estabeleça a diferença estrutural e funcional entre veias, artérias e capilares.
- Artérias: Leva o sangue arterial (ricoem oxigênio), que sai do coração para todas as partes do corpo. Estrutura: parede espessa, dilatáveis, é elástica, normalmente não possui válvulas e carregam sangue arterial.
- Veias: Levar o sangue venoso (pobre em oxigênio) de todo o corpo de volta ao coração. Estrutura: são mais finas do que as artérias e suportam uma pressão menor, possuem válvulas.
- Capilares: levam sangue aos tecidos, parafornecer oxigênio as células. Eles ligam artérias e veias.

5. Caracterize fluxo laminar e fluxo turbulento.
Fluxo laminar: é o tipo de fluxo onde existe um mínimo de agitação das várias camadas do fluido. O fluido se move em camadas sem que haja mistura de camadas e variação de velocidade. As partículas movem-se de forma ordenada, mantendo sempre a mesma posição relativa. Fluxo turbulento:é aquele que não segue uma linha de fluxo, aquele no qual as partículas apresentam movimento caótico macroscópico, isto é, a velocidade apresenta componentes transversais ao movimento geral do conjunto ao fluido, as partículas do fluido descrevem trajetórias que variam de instante a instante, velocidades relativamente altas. Diferença é: Escoamento e Regularidade das camadas concêntricas.6. Diga o que é sístole e diástole, mencionando o trajeto do sangue em cada evento.
Diástole: relaxamento do miocárdio. » Sangue: Cavidades cardíacas→ fechamento das válvulas arteriais. Sístole: Contração do miocárdio. » Sangue: Átrios → Ventrículos → aorta e artéria pulmonar.

7. O que é freqüência cardíaca? Quais os fatores que interferem nessa grandeza?
É o número de vezes que o coraçãobate por minuto. Fatores que interferem: queda da pressão arterial, inspiração, excitação, raiva, dor, exercício, adrenalina, aumento da pressão arterial, expiração, repouso.

8. Cite e explique pelo menos duas atuações onde ocorre a quebra do fluxo em regime estacionário.
Fístulas e Comunicações; Anomalias no Fluxo; Estenose e aneurisma.

9. O que é eletrocardiograma? Faça um desenhoesquemático no ciclo completo.
É o registro da atividade cardíaca.

10. Descreva pelo menos um método de aferição da pressão arterial.
Método palpatório: desinflar o manguito do esfignometro e aplicar ao nível do coração contornando o braço do paciente; palpar o pulso da artéria radial ao nível da extremidade distal do radio; fechar a válvula do bulbo insuflador e insuflar o manguito ate omanômetro marcar um valor 30 mmHg acima do nível em que se verificar o desaparecimento do pulso arterial; mantenha os olhos fixos no manômetro enquanto abre lentamente a válvula de modo que o manguito seja esvaziado a uma velocidade de 2mmHg/s. quando o pulso radial reaparecer o manômetro marcara a pressão sistólica. METODO AUSCULATÓRIO.

11. Quais são as funções do sistema respiratório?...
tracking img