Sistema circulatório

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3678 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
SISTEMA CIRCULATÓRIO

O crescimento e a manutenção da vitalidade do organismo são proporcionados pela adequada nutrição celular. A função básica do sistema circulatório é a de levar material nutritivo e oxigênio às células. O sangue circulante transporta o material nutritivo que foi absorvido pela digestão dos alimentos às células de todas as partes do organismo, o oxigênio que é incorporado aosangue, quando este circula pelos pulmões, será levado a todas as células. Além desta função primordial, o sangue circulante transporta também os produtos residuais do metabolismo celular, desde os locais onde foram produzidos até os órgãos encarregados de eliminá-los (pulmão, rim ou fígado).

O sangue possui ainda células especializadas na defesa orgânica contra substância estranhas emicrorganismo. O sangue percorre todo o sistema circulatório através das artérias, dos capilares e das veias, em um trajeto que começa e termina no coração. A circulação inicia-se no princípio da vida fetal e calcula-se que uma determinada porção de sangue complete seu trajeto circulatório em torno de um minuto.

[pic]

O aparelho circulatório é formado por um sistema fechado de vasos sanguíneos,sendo o coração o centro funcional que bombeia o sangue para todo o corpo através de uma rede de vasos. O coração é formado por quatro cavidades; as aurículas direita e esquerda e os ventrículos direito e esquerdo. O lado direito do coração bombeia sangue carente de oxigênio, procedente dos tecidos, para os pulmões, onde este é oxigenado. O lado esquerdo do coração recebe o sangue oxigenado dospulmões, impulsionando-os, através das artérias, para todos os tecidos do organismo.

O sangue procedente de todo o organismo chega à aurícula direita através de duas veias principais; a veia cava superior e a veia cava inferior. Quando a aurícula direita se contrai, impulsiona o sangue através de um orifício até o ventrículo direito. A contração deste ventrículo conduz o sangue para os pulmões, onde éoxigenado; isto é recebe o oxigênio e excreta o gás carbônico. Depois, ele regressa ao coração na aurícula esquerda. Quando esta cavidade se contrai, o sangue passa para o ventrículo esquerdo e dali para a aorta, graças à contração ventricular.

As artérias menores, ou arteríolas, dividem-se em uma fina rede de vasos ainda menores, os chamados capilares. Deste modo, o sangue entra em contatoestreito com os líquidos e os tecidos do organismo. Nos vasos capilares, o sangue desempenha três funções; libera o oxigênio para os tecidos, proporciona os nutrientes às células do organismo, e capta os produtos residuais dos tecidos. Depois, os capilares se unem para formar veias pequenas, ou vênulas. Por sua vez, as veias se unem para formar veias maiores, até que por último, o sangue se reúne naveia cava superior e inferior e conflui para o coração, completando o circuito.

O Sistema Circulatório divide-se em:
• Sistema Sanguíneo composto por:
– Coração
– Vasos (artérias, veias e capilares).

• Sistema linfático que se compõe de :
– Vasos condutores da linfa (capilares linfáticos, vasos linfáticos e troncos linfáticos).
– Órgãos linfóides(linfonodos e tonsilas)

• Órgãos hematopoiéticos:
– Medula óssea (Órgãos linfóides, baço e timo)

SISTEMA SANGUÍNEO

SANGUE
O sangue é uma suspensão de células em um meio líquido. As células constituem normalmente 30-55% do volume sanguíneo, dependendo da espécie.
A maior parte das células do sangue é constituída de eritrócitos, ou células vermelhas. Os eritrócitos têm uma proteínacom pigmento vermelho chamada hemoglobina, que funciona como primeira carreadora tanto de oxigênio como de dióxido de carbono no sangue.
Os leucócitos, ou células brancas, são fundamentais para a resposta imune e alérgica do organismo. Há diversos subtipos de leucócitos, incluindo neutrófilos, linfócitos (T e B), monócitos, eosinófilos e basófilos.
As plaquetas, ou trombócitos, são fragmentos...
tracking img