Sistema cardiorespiratorio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 21 (5140 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
SISTEMA CIRCULATÓRIO

O sistema circulatório é dividido em sistema circulatório sanguíneo, com as funções de levar oxigênio e nutrientes aos tecidos e deles trazer seus produtos, que serão redistribuídos a outros órgãos e tecidos e seus resíduos, que serão eliminados no sistema circulatório e linfático,que transporta para a circulação sanguínea o excesso de líquido intersticial, bem comosubstâncias de grande tamanho, incapazes de passar diretamente dos tecidos para aquela, além disto ajuda na defesa do organismo contra o ataque microrganismos.
Em síntese o sistema circulatório pode ser dividido em: sistema sanguíneo composto por : artérias, veias, capilares e coração e cujo fluido é o sangue e em sistema linfático, formado por vasos linfáticos, linfonodos, tonsilas eórgãos hemoatopoiéticos e cujo fluido é a linfa.

SISTEMA CIRCULATÓRIO SANGUÍNEO

O sistema circulatório sanguíneo é formado por um circuito fechado de tubos (artérias, capilares e veias) dentro dos quais circula o sangue e por um órgão central, o coração, que atua como bomba aspirante-permanente.

CORAÇÃO

O coração, localizado no mediastino torácico (porção mediana do tórax,compreendida entre as cavidades pulmonares é um órgão muscular oco que funciona como uma bomba contrátil-propulsora.O tecido muscular que forma o coração é de tipo especial, tecido muscular estriado cardíaco, e constitui camada média, o miocárdio. Este é revestido internamente por endotélio, o qual é contínuo com a camada íntima dos vasos que chegam ou saem do coração. Esta camada interna é oendocárdio. Externamente ao miocárdio, há uma serosa revestindo-o, denominada epicárdio. A cavidade do coração é subdividida em quatro câmaras: duas à direita, o átrio e o ventrículo direitos e duas à esquerda, o átrio e o ventrículo esquerdos. O átrio direito se comunica com o ventrículo direito através do óstio atrioventricular direito, no qual existe um dispositivo direcionador do fluxo, a valvaatrioventricular direita. O mesmo ocorre à esquerda,através do óstio atrioventricular esquerdo, cujo dispositivo direcionador de fluxo é a valva atrioventricular esquerda. As cavidades direitas são separadas das esquerdas pelos septos interatrial e interventricular.Ao átrio direito, através das veias cavas inferior e superior chega o sangue venoso do corpo (com baixa pressão de O2 e alta pressão deCO2).
Ele passa ao ventrículo direito através do óstio atrioventricular direito e deste vai ao tronco pulmonar e daí, através das artérias pulmonares direita e esquerda, dirige-se aos pulmões, onde ocorrerá a troca gasosa, com CO2 sendo liberado dos capilares pulmonares para o meio ambiente e com O2 sendo absorvido do meio ambiente para os capilares pulmonares. Estes capilares confluem e,progressivamente, se formam as veias pulmonares que levam sangue rico em O2 para o átrio esquerdo. Deste, o sangue passa ao ventrículo esquerdo através do óstio atrioventricular esquerdo e daí vai para a artéria aorta, que inicia sua distribuição pelo corpo.O trajeto ventrículo esquerdo aorta artérias de calibres progressivamente menores : capilares ,veias de calibres progressivamente maiores,veias cavas superior e inferior , átrio direito, é chamado de grande circulação ou circulação sistêmica.
O trajeto ventrículo direito tronco pulmonar artérias pulmonares direita e esquerda, com redução progressiva de calibre , capilares pulmonares , veias pulmonares com aumento progressivo de calibre, átrio esquerdo, é chamado de pequena circulação ou circulação pulmonar.

PERICÁRDIOEnvolvendo o coração, separando-o dos outros órgãos do tórax e limitando sua distensão existe um saco fibro-seroso, o pericárdio. Ele é constituído por uma camada externa fibrosa, o pericárdio fibroso e por uma camada interna serosa, o pericárdio seroso. Este possui uma lâmina parietal, aderente ao pericárdio fibroso e uma lâmina serosa, aderente ao miocárdio, ou seja, a lâmina serosa é o...
tracking img