Sistema carcerário brasileiro

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (363 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE DOM PEDRO II

CURSO DE BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO GERAL

LUCYMARA BARBOSA

O SISTEMA CARCERÁRIO BRASILEIRO

Salvador
2009
LUCYMARA BARBOSA

O SISTEMA CARCERÁRIO BRASILEIROTexto elaborado como exigência parcial para aprovação na disciplina de Filosofia Faculdade Dom Pedro II, sob orientação do Profº. Msc. jackson jorge almeida pereira.Salvador
2009

O presente texto visa apresentar as principais questões abordadas na sociedade, em relação ao sistema carcerário brasileiro, que se propõe a recuperar, a reeducar os presos, aprepará-los para retornar a sociedade e se tornarem produtivos para que não reincidam em práticas delituosas. Mas não é o que ocorre. Esse sistema vem sendo falho. Pois é grande o número de presosreincidentes, e os esforços do governo para que haja essa reabilitação também não são suficientes.
Constantemente, pode ser observada nos presídios a violação dos direitos humanos. E freqüentemente, oenfrentamento entre presos e carcereiros, briga entre os presos, e até rebeliões formadas, que em grande maioria, são feitas para exigência de melhores condições de vida. Isso nos mostra o quanto osdireitos dos presos não têm sido exercidos.
Há quem diga que a recuperação dos presos não acontece, e que a pena de morte seria sugestiva para poder resolver a questão da superlotação carcerária.Porém, há quem proclame que as fugas e rebeliões diminuam com condições favoráveis do meio, sendo os presos tratados e vistos como pessoas e não como animais.
Os órgãos responsáveis, para tentardiminuir a situação caótica a qual se encontra o sistema carcerário brasileiro, em alguns cárceres, implantam atividades profissionalizantes para ajudar a recuperar a auto-estima dos presos, e também,sendo como fonte de renda para que quando voltem à realidade fora do presídio, tenham um meio para sobreviver.
Após análise do assunto discorrido em texto, fica evidente, que a maioria daqueles...
tracking img