Relatório sobre o Sistema Prisional Brasileiro


Sistema Carcerário Brasileiro

O sistema prisional brasileiro é extremamentecaótico, sem contar que é notória sua falência.A falta de dignidade nas prisões se torna cada vez mais evidente, pois um presídio que tem capacidade para alojar por exemplo 250 presos ,comoda o dobro ou otriplo de presídiarios. Se tornando um veradadeiro depósito humano, onde homens e mulheres são ali largados.
São vários os problemas enfrentados nos presídios, a lembrar a superlotação das celas, ainsalubridade das prisões que torna o ambiente propício para a proliferação de epidemias e o contágio de doenças. Nos fatores estruturais das prisões deve se ainda levar em conta a má alimentaçãodos presos, a falta de higiene.
Nas prisões impera a lei dos mais fortes, na qual estes subordinam os mais fracos. Os presos de dentro da prisão controlam o mundo aqui fora através dos aparelhoseletrônicos. Como é de praxe, dizer que no Brasil sempre se dá um jeitinho brasileiro, não seria diferente para os presidiários que sempre dão um jeito de terem dentro das prisões celulares, drogas,bebidas que muitas vezes são levadas pelos seus visitantes e até mesmo concedidas pelos próprios policias.
As prisões não contam com um sitema hospitalar interno, portanto os presos são escoltados até oshospitais conveniados com o SUS.Gerando outro problema,a falta do efetivo policiamento tanto nos presídios como para o acompanhamento dos presos até este local.Os funcionários dos hospitais tambémenfrentam uma tarefa díficil. A maioria da população quer que os direitos dos presos sejam ainda mais restritos,enfrentando assim, uma batalha ética diária ao lidar com o princípio da dignidade humana emcontraposição com a restrição dos presos e a ética profissional.
É necessário que o Estado invista em uma função ressocializadora, onde a pena seja mais humana, pois do modo em que... [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2012, 08). Sistema carcerário brasileiro. TrabalhosFeitos.com. Retirado 08, 2012, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Sistema-Carcer%C3%A1rio-Brasileiro/320891.html

MLA

"Sistema carcerário brasileiro" TrabalhosFeitos.com. 08 2012. 2012. 08 2012 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Sistema-Carcer%C3%A1rio-Brasileiro/320891.html>.

MLA 7

"Sistema carcerário brasileiro." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 08 2012. Web. 08 2012. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Sistema-Carcer%C3%A1rio-Brasileiro/320891.html>.

CHICAGO

"Sistema carcerário brasileiro." TrabalhosFeitos.com. 08, 2012. Acessado 08, 2012. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Sistema-Carcer%C3%A1rio-Brasileiro/320891.html.