Sistema capitalista

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (374 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Gabriela Maria dos Santos Guimarães
Engenharia de Produção – 7º Semestre

2ª Atividade de Arte e Cultura

O manifesto escrito por Bené Fonteles aborda como assunto principal a decadência daarte no século XXI. No passado, muito dos artistas consagrados nos dias atuais, sofreram com o pós-guerra, no entanto suas sensações e culturas eram melhores retratadas em suas obras, ressaltando oseuropeus e norte-americanos. Sendo assim, o autor questiona qual "projeto humanístico" é projetados por esses mesmo povos atualmente.
Bené afirma que a resposta para este pensamento se torna ainda maisdifícil ao visitar exposições onde não existe nenhum tipo de consistência nas obras, como o mesmo citou no manifesto " um deserto de idéias e ideais". Segundo o mesmo, esta falta de criatividade esensibilidade é incentivada pelo sistema capitalista vigente neste século, que proporciona subsídios econômicos para as empresas que "investem" na cultura. Deste modo os artistas deixam de interpretaros problemas que existem na sociedade criando obras apenas para museus, ao invés de exporem a realidade, visando provocar aqueles que visitassem a exposição. Além disso Bené ressalta que as pessoasestão acostumadas a encontrarem suas opiniões "prontas" formuladas pela mídia.
Fonteles levanta a tese que os artistas atuais se preocupam demasiadamente com as teorias acadêmicas, tendo comoconseqüência obras inexpressivas "vazias". Para ele é necessário que o artista tenha princípios filosóficos, éticos e espirituais, para poder ser criado uma nova forma de perceber o mundo, já que atualmente estesprecisam conviver com uma ciência evoluída e com novos desafios, como a falta de amor, a violência, os avanços tecnológicos cada vez mais rápidos, a utilização dos recursos naturais, entre outros.
Oautor busca, através da leitura de terceiros, suscitar a criatividade dos artistas, fazendo com que as heranças da resistência política e persistência espiritual deixadas no século XX sirvam de...
tracking img