Sistema bi

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1542 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Faculdade Dom Alberto
Administração
Informática
Sistema BI - “Business Intelligence”



Discentes

Catia dos Santos Menezes
Luiz Marcel Faller

1. Introdução

O BI (Business Intelligence) é considerado um grande aliado na tomada de decisões estratégicas dentro das empresas. É composto por um conjunto de ferramentas, como o EIS (Executive Information Sistems), ferramenta deconsulta à base de dados das funções empresariais para apresentação através de gráficos, o DSS (Decision Support System), sistema de suporte à decisão com objetivo de facilitar e agilizar a atividade comercial, e também uma conexão direta com o sistema ERP (Enterprise Resource Planning), sigla que representa os sistemas integrados de gestão empresarial cuja função é facilitar o aspecto operacionaldas empresas.
Fornece inteligência e análise de forma intuitiva para todos na organização, de executivos a funcionários de campo. Permite melhores decisões, ações e processos de negócios. Também utiliza as suas fontes existentes de dados e sistemas independentemente da tecnologia adotada. Os softwares ligados ao BI podem ser conectados a qualquer ambiente de TI baseados em padrões.

2.Desenvolvimento

2.1. Histórico da Evolução do BI

O termo Business Intelligence não é recente como imaginamos. Seu conceito era utilizado pelo povo antigo, como a sociedade do Oriente Médio antigo, onde utilizavam estes conceitos analisando informações obtidas junto à natureza em benefício de suas aldeias, como períodos chuvosos e de seca, comportamento das marés, entre outras formas. Nos diasatuais, o termo Business Intelligence cresce de uma forma contínua devido à sua utilização propiciar diversos tipos de análises e projeções para uma organização, auxiliando diretamente na tomada de decisões. Esta crescente veio junto à evolução das tecnologias, principalmente relacionada à evolução do computador, pois conforme estes foram se popularizando e tornando-se parte do cotidiano dasorganizações, constatamos que os dados são uma importante fonte geradora de informações decisórias.
Entre as décadas de 60 e 70, não existiam muitos recursos de softwares e hardwares, e esta deficiência era acompanhada com a falta de capacitação das pessoas. Neste contexto, a empresa tinha apenas uma visão singular, isolada, pois os softwares não se comunicavam, permaneciam em blocos fechados. Já nofinal da década de 70 surgiram outras formas de armazenamento e acesso a banco de dados, com o projeto de estabelecer uma única fonte de dados para todo o processamento, e o computador deixa de ser neste momento um “mostro” para se tornar um “coordenador” central das atividades das organizações. Com este novo conceito, as empresas adotaram os CPDs, ou Centro de Processamento de Dados, que nestaépoca ainda não fornecia uma quantidade significativa de dados, mas mesmo desta forma já auxiliava os gestores nas decisões estratégicas. Com o passar dos anos a tecnologia da informação (TI) progrediu, com softwares que ofereciam informações mais precisas, tornando o ambiente empresarial mais complexo, com mudanças de culturas voltadas à tecnologia. Com esta evolução natural, outras diversasferramentas foram se integrando ao BI, gerando desconfiança se existiria informações em duplicidade, incompletas ou espalhadas dentre as diversas ferramentas. Então foram criadas ferramentas para compilar os dados e propiciar macro análises de diversos ângulos.

2.2. Pesquisa de opinião sobre o BI
Os dados obtidos são frutos de informações do livro citado na Referência Bibliográfica, ondeforam utilizados formulários de pesquisa em 50 empresas de variados portes localizadas em diferentes regiões do Brasil.
Segue os resultados das questões são os seguintes:
1- Está satisfeito com as políticas de tratamento individual?

Fonte: PRIMAK, Fábio Vinícius. Decisões com BI (Business Intelligence)

2- Os produtos e serviços estão sendo bem aceitos pelo mercado consumidor?...
tracking img