Sistema autoligado

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3397 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Trabalho original

ORTOPESQUISA

Sistema autoligado: quebrando paradigmas
Self ligating system: a paradigm shift

Liliana Ávila Maltagliati*
* FALTA TITULARIDADE

RESUMO - O crescente uso dos braquetes autoligados na prática ortodôntica tem suscitado muitas discussões entre os profissionais clínicos e pesquisadores. Com a proposta de alguns clínicos de tratar determinados casos deapinhamento dentário sem a prévia obtenção de espaço como extração, disjunção ortopédica ou cirúrgica, desgastes, entre outros, este sistema tem encontrado bastante resistência dentre os profissionais que ainda não utilizam braquetes autoligados de rotina. O objetivo deste trabalho é mostrar, por meio da apresentação e discussão de um caso clínico, que há a possibilidade de quebrar o paradigma danecessidade incondicional de abertura de espaço antecedendo o alinhamento e nivelamento sem provocar danos ao curso do tratamento ou ao paciente, desde que o caso esteja bem indicado, obedecendo, criteriosamente, aos preceitos básicos de diagnóstico que não deve ser negligenciado. Unitermos - Ortodontia; Braquetes autoligados; Nivelamento dentário.

ABSTRACT - The use of self ligating brackets hasrecently become more popular in orthodontics and has raised some discussion and polemic between clinicians and researches. With the purpose to treat crowding malocclusions without opening space previous to alignment of malpositioned teeth, for instance, with extraction, orthopedic or surgical expansion or stripping, this system has encountered great resistance among professionals that do not use thesebrackets routinely in their clinics. This work aimed at showing, with one clinical case presentation, the possibility of paradigm shift concerning the obligation of opening space previous to alignment, without damage to the patient and treatment course, but that is only possible, of course, in those cases where this kind of treatment planning is indicated, obeying the rationale of a gooddiagnosis that cannot be disregarded. Key Words - Orthodontics; Self ligating brackets; Teeth leveling.

Recebido em nov/2009 - Aprovado em dez/2009

OrtodontiaSPO | 2009;42(5):360-1

31

Maltagliati LA |

INTRODUÇÃO
Um dos princípios básicos da mecânica ortodôntica de movimentação dentária é a obtenção de espaço no arco, em casos de apinhamento, previamente ao nivelamento dos dentes. Aincorporação de dentes mal posicionados no fio de nivelamento sem a prévia obtenção de espaço, reconhecidamente, gera deslocamentos indesejados dos dentes adjacentes, provocando efeitos como abertura de mordida, protrusão dos dentes e mudanças de angulação e inclinação. Atribui-se também, a essas movimentações, menor estabilidade ao final do tratamento. As providências para evitar esses efeitosindesejados, denominados “colaterais” incluem a segmentação do arco ou utilização de fios auxiliares, como braços de alavanca, confeccionados com fio de titânio molibdênio, apoiado em primeiros molares permanentes, previamente ancorados com dispositivos específicos auxiliares como barra transpalatina ou, mais recentemente, mini-implantes, ou mesmo a utilização de segmentos de fio de níquel-titânio, em forma desobrefio, apoiado em um arco previamente alinhado e nivelado com fio de maior rigidez, como o aço inoxidável e de maior calibre, como 0.019”x 0.025”. Tanto um como outro procedimento exigem um preparo prévio do arco dentário, unindo os dentes melhor posicionados para suportar a carga apoiada para nivelamento do dente mal posicionado, por meio da diluição desta força entre os elementos de ancoragem eos dentes que apóiam o fio que receberá o sobrefio e esse preparo demanda tempo de tratamento. Com a crescente utilização de braquetes autoligados, alguns ortodontistas têm suscitado a possibilidade de simplificar essa parte de preparo prévio, pois, segundo um autor , o tratamento com baixa fricção proporcionaria uma adaptação transversal posterior que impediria os efeitos colaterais importantes...
tracking img