Sistema arh

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 25 (6029 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO
Os primeiros órgãos de Recursos Humanos como setor definido da administração das organizações, tiveram seu aparecimento no início deste século, tendo tido sua evolução acelerada, na década de vinte. Com o advento da primeira guerra mundial, estabeleceu-se uma carência efetiva de mão-de-obra nas empresas, obrigando estas, a estabelecerem padrões de racionalização e otimização damão-de-obra existente e desenvolverem processos de formação de mão-de-obra nova, através dos primeiros métodos organizados de recrutamento e seleção. O fator humano já tinha que ser tratado com atenção específica. A revolução industrial que ocorria na época, também foi fator determinante para a formação e desenvolvimento do período inicial da administração de recursos humanos. Os movimentosfilosóficos dos anos trinta, de maneira especial, o pensamento existencial, aliados aos primeiros trabalhos de Sociologia do Trabalho, forneceram direcionamentos e subsídios éticos e científicos para a evolução da administração de recursos humanos. O marco mais significativo dessa evolução, foram os experimentos de Hawtorne, na Western Electric, em Chicago, nos Estados Unidos da América. As pesquisas deHawtorne, vieram surpreender os Tayloristas que tentavam, sair da sua órbita inicial, combinar dentro das mesmas constantes, matéria-prima, máquinas e pessoas. Nas pesquisas de Hawtorne ficaram evidenciadas que as relações humanas, tanto entre si como com os elementos ambientais, tinham significativa influência na produtividade. Mais que qualquer outro órgão da administração das organizações, o deRecursos Humanos, contribuiu para verdadeiras revoluções da atividade gerencial. Desde 1930, as ciências comportamentais fornecem em ritmo crescente, subsídios para o desenvolvimento da Administração de Recursos Humanos, e esta por sua vez vem contribuindo para verdadeiras revoluções da atividade gerencial.
Não podemos deixar de reconhecer que a atividade de recursos humanos, temcontribuído de forma crescente para a humanização das relações de trabalho. O humanismo é parte integrante nas atividades e evolução da área de Recursos Humanos. Os principais autores clássicos da atualidade, com estudos de destaque, na área da Psicologia Organizacional, tais como Mc Grecor, Maslow, Bennis, Bekhart e outros, apesar de terem abordagens diferentes, todos apontam para a necessidade de se criarclima de trabalho que permita a realização cada vez mais plena, do ser humano, como pessoa, ou seja, da auto-realização pessoal. Essa tendência humanística está bem clara no atual movimento organizacional, que não se restringe a agir dentro do ambiente organizacional clássico, porém se propõe a reformular os critérios tradicionais de divisão do trabalho, de modelos organizacionais, de sistemastradicionais de planejamento e controle, do estilo predominante e autoritário de liderança, a fim de que no grupo exista clima sadio que proporcione o desenvolvimento e motivação das pessoas, proporcionando diretamente resultados benéficos para a organização.

SISTEMA DE ARH
A mudança deve ser a única constante na força de trabalho de qualquer organização. As pessoas eficazes sãopromovidas ou saem para ocupar outros cargos melhores em outra organização. As pessoas ineficazes são rebaixadas, remanejadas, ou até mesmo despedidas. Além disso, a organização poderá a qualquer tempo precisar de mais pessoas ou até mesmo reduzir seus quadros de pessoal e sempre precisará aperfeiçoar as capacidades das pessoas que trabalham cotidianamente. Desta forma é que podemos ver que o Sistemade Administração de Recursos Humanos, possui um dinamismo contínuo, como um organismo vivo, tentando manter a organização suprida das pessoas certas, nas posições certas, na hora certa.
Complementando a definição de CHIAVENATO, Idalberto, (1994, p.135), A ARH, consiste em planejar, organizar, desenvolver, coordenar e controlar os métodos capazes de promover o desempenho eficiente do...
tracking img