Sistema approach

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4453 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Papaya Brasil - 2005

ORIGEM E APLICAÇÕES FUTURAS DO CONCEITO DE SYSTEMS APPROACH
Aldo Malavasi1, David dos Santos Martins2
1

Biofábrica Moscamed Brasil, Juazeiro - BA, malavasi@moscamed.org.br; 2 Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural – Incaper, Vitória - ES, davidmartins@incaper.es.gov.br

INTRODUÇÃO
Quarentenas têm sido usadas por milhares de anos parafornecer proteção contra pragas e doenças que afetam animais, plantas e seres humanos. O objetivo dos tratamentos quarentenários atualmente empregados para pragas de plantas é eliminar todos os estágios que possam estar associados à planta, parte dela, ou ainda a um produto vegetal. Há hoje um número bastante extenso de leis, normas, estandares e regulamentos estaduais, nacionais, regionais einternacionais que regulam o movimento de plantas e seus derivados da região onde foi produzida para outra região. Os tratamentos são freqüentemente adotados para produtos regulados como uma forma de mitigação de risco, e sua certificação é feita por inspetores autorizados. Historicamente, a fumigação química, os tratamentos a frio e com calor aplicados por um certo período de tempo foram requeridoscomo uma condição para que os produtos pudessem deixar sua área de produção e serem enviados para outras regiões. Nas últimas décadas, têm sido empregados como tratamento quarentenário várias combinações de métodos de mitigação de risco para várias commodities onde um tratamento simples não está disponível ou não oferece a segurança desejada.

PROBITO 9 e ARP – ANÁLISE DE RISCO DE PRAGAS
Por maisde 50 anos, foi exigido, pelas agências de proteção de plantas dos países importadores, que a eficácia do tratamento quarentenário para certas pragas, especialmente os tefritídeos, fosse baseada no conceito estatístico do Probito 9. Na prática, isso significa que o tratamento deveria matar 99,9968%, ou, em outras palavras, apenas três sobreviventes numa população hipotética de 100.000 indivíduos.Na falta de melhor solução estatística, o probito 9 acabou sendo a metodologia aprovada para quase todos os órgãos de quarentena, por absoluta falta de pesquisadores – estatísticos e matemáticos – que se debruçassem sobre o problema. Em meados da década de 80 do século passado, iniciou-se um movimento com o objetivo de desenvolver métodos alternativos que pudessem substituir o conceito do Probito9. Quase simultaneamente, iniciou-se também os trabalhos de Análise de Risco de Pragas - ARP para ajudar na tomada de decisão das agências de segurança agropecuária. As ARPs difundiram-se extraordinariamente em grande parte como resposta à globalização do comércio e como necessidade de estimar de forma holística os riscos inerentes ao trânsito de produtos agropecuários.

43

Papaya Brasil -2005

Novas abordagens estatísticas foram desenvolvidas nessas duas últimas décadas e, embora não totalmente abandonado, o Probito 9 caiu em desuso, substituído por análises mais sofisticadas. Na esteira dessa nova tendência, foi desenvolvido o conceito de systems approach para uso em segurança quarentenária.

A ORIGEM DO CONCEITO DE SYSTEMS APPROACH
O systems approach (SA) integra o sistemaanalítico e o sintético, englobando ao mesmo tempo uma visão holística e reducionista. O sistema foi inicialmente proposto sob o nome de Teoria dos Sistemas Gerais pelo biologista Ludwing van Bertalanffy em 1890. Ele notou que os físicos tratavam seus fenômenos de forma fechada, e seus modelos basicamente não interagiam com o mundo externo. Como estudioso dos sistemas vivos, van Bertalanffypercebeu que essa característica é praticamente impossível de se aplicar para a maior parte dos fenômenos naturais. Os sistemas vivos interagem continuamente com o ambiente, retirando dele elementos físicos, químicos e biológicos para sua sobrevivência, e devolvendo, então, ao ambiente os mesmos elementos, apenas modificados. A entrada de um elemento no sistema tem múltiplos efeitos e nem todos eles...
tracking img