Sistema abo e fator rh

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (771 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de novembro de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto


Sistema ABO e Fator RH
O sistema ABO foi descoberto no início do século XX, pelo biólogo austríaco Karl Landsteiner (1868-1943) e sua equipe de cientistas, visto que elesconstataram algumas diferenças no sangue dos indivíduos, o que, certamente, esclareceu a morte de muitas pessoas após transfusões de sangue. Assim, a descoberta do Sistema ABO foi um marco importante dahistória da medicina, sendo o médico e biólogo Karl Landsteiner agraciado pelo “Prêmio Nobel de Fisiologia”, em 1930.
Segundo os cientistas, a propriedade da incompatibilidade dos tipos sanguíneos foicorroborado por meio da reação imunológica entre as substâncias presentes no plasma sanguíneo e nas hemácias. Com isso, o sangue que sofreu aglutinação a partir de determinados antígenos,nas hemácias ficaram conhecidos como aglutinogênios (A e B) enquanto que as substâncias aglutinadoras do plasma foram denominadas de aglutininas (anti-A e anti-B).


Quanto ao Rh este é um fator que foi primeiramentedescoberto no macaco Rhesus, cujo sangue, quando injetado em coelhos, provocava a formação de anticorpos anti-Rh, aglutinando o sangue destes. Posteriormente descobriu-se que numa certa porcentagem dehumanos (mais ou menos em 85% dos brancos) havia a presença destes antígenos, nas hemácias. Denominou-se tais indivíduos de Rh+; os demais, que não apresentavam estes antígenos nas suas hemáciasforam denominados de Rh-. Sabemos que o fator Rh é um caráter mendeliano dominante. Assim, indivíduos Rh+ tem genótipo RR (homozigoto) ou Rr (heterozigoto dominante); e indivíduos Rh- tem genótipo rr(recessivo). Se um indivíduo Rh- recebe sangue de um indivíduo Rh+, ele produz anticorpos anti-Rh e não mostra, de início, reação mais séria. Em posteriores transfusões, porém, as reações poderão ser maissérias a ponto de levar a morte.

Tipos de Sangue
Os grupos sanguíneos são classificados em: A, B, AB e O.
Os indivíduos A possuem os antígenos A e os anticorpos Anti-B.
Os indivíduos B...
tracking img