Sistema aberto

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (698 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
4.2 - A ORGANIZAÇÃO COMO UM SISTEMA ABERTO

A organização concebida como um sistema aberto, à partir da teoria geral dos sistemas, desenvolvida por BERTALANFFY (1969), fundamentado em conceitos dabiologia, caracteriza-se por interagir com o ambiente e por passar por constantes adaptações, como ocorre com os seres vivos.

Por outro lado, a concepção das organizações como sistemas abertos,trouxe para o âmbito organizacional conceitos próprios da biologia, como : homeostase, entropia e entropia negativa, e equifinalidade.

MORGAN(1996), assim se coloca : " o conceito de homeostase dizrespeito à auto-regulação e à capacidade de conservar um estado equilibrado. Os organismos biológicos procuram conservar uma forma regular que os diferencie do ambiente enquanto mantém uma trocacontínua com esse mesmo ambiente. Essas características são conseguidas através do processo de homeostasia que regula e controla o funcionamento do sistema tomando por base aquilo que hoje se conhece como"retroalimentação negativa" segundo a qual um desvio da norma engendra ações destinadas a corrigi-lo.

Dessa forma, tão logo a temperatura do corpo humano se eleva acima dos limites normais, algumasfunções do corpo operam no sentido de tentar contra-atacar essa elevação, como por exemplo, começa-se a transpirar e a respirar pesadamente.

Os sistemas sociais também tem necessidade de taisprocessos de controle homeostático, caso queiram conservar-se de forma estável".

O princípio da equifinalidade refere-se ao fato de ser conseguido um mesmo objetivo à partir de vários meio diferentes." A entropia é característica dos sistemas fechados, uma vez que esses tem tendência de se deteriorar e parar. Os sistemas abertos, por outro lado, tentam sustentar-se, importando energia para tentarcompensar as tendências entrópicas. Dessa forma, é dito que se caracterizam por entropia negativa"(MORGAN,1996).

Ainda MORGAN(1996) : "a possibilidade que tem um sistema de evoluir depende da...
tracking img