Sistema abc

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4411 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Sistema ABC
Desde os princípios da civilização é possível fazer a identificação das relações entre os
gastos com a produção de bens e serviços, com a lucratividade pretendida por quem os produz. Na forma antiga de comercialização as vantagens pretendidas geralmente não eram influenciadas por fatores monetários, os interesses voltavam-se para as vantagens conseguidas através debenefícios ocorridos por meio de trocas.
Após o desatinado meio de evolução ocorrido depois da Revolução Industrial a produ-
ção de bens tornou-se dinâmica acirrando a competitividade, transformando o controle dos gastos com a produção e a lucratividade em fatores de relevância para as organizações. Sendo nesse período identificado a necessidade de um aprimoramento na forma de se fazer oslevantamentos de custos dentro das organizações.
Historicamente na década de 20 se consolidou o Custeio Tradicional, o produto simbolizava o capitalismo, e a grande maioria das organizações se baseavam na produção em massa de produtos pouco diversificados, utilizando-se mão-de-obra intensiva. Os custos diretos (ligados diretamente a produção) eram fortemente preponderantes na composição dos custos,o Custo Tradicional foi adotado quase universalmente, talvez pela facilidade ou pelo comodismo da época. Porém com as mudanças em duas variáveis fundamentais como o aumento da participação dos custos indiretos na composição dos custos totais e o aumento da diversificação dos produtos e processos; fez com  que resultasse na obsolescência do Custeio Tradicional para fins gerenciais e no surgimentode técnicas inovadoras como o Custeio ABC. Ou seja, para acompanhar o mercado as organizações precisaram investir em qualidade, tanto para os clientes internos (funcionários) quanto para os clientes externos; os custos indiretos aumentaram significativamente e não podiam continuar mais a serem tratados como antes no sistema tradicional, surge então a idéia do Custeio ABC.
O novo ambiente em queas organizações estão inseridas e a competição global, juntamente com as inovações tecnológicas, vêm transformando o mundo dos negócios e estão a exigir novas formas de utilização das informações financeiras e não financeiras na gestão delas, com uma exigência maior de informações relevantes, principalmente de custos e desempenho, com objetivo de apoiar o processo de decisão. Por isso, asorganizações devem usar sistemas aperfeiçoados de gestão
Atualmente as empresas utilizam de informações contábeis para apoiar e fundamentar o processo decisório, objetivo este muito mais útil do que a simples utilização da contabilidade para controlar despesas e estoques.
Trata-se de uma das mais poderosas estratégias empresariais dos últimos anos, através da qual as companhias cortam desperdícios,melhoram serviços, avaliam iniciativas de qualidade, impulsionam para o melhoramento contínuo e calculam, com adequada precisão, os custos de cada produto fabricado. O ABC é uma técnica que acompanha a visão empresarial moderna de processos de negócios, sendo inclusive a única forma de se custear as atividades (que por sua vez representam consumo de recursos, usualmente por partede pessoas/materiais). Não são as atividades desempenhadas pelos órgãos funcionais quem garantem a satisfação dos clientes. As atividades realizadas por esses setores, se integram em processos que visam atingir os objetivos desejados pelos clientes de cada processo (Cogan, 2003).
Esse método busca identificar as atividades relevantes que geram os custos necessários para os produtos. Desse modo, um departamentopode ter mais de uma atividade, assim como podem existir atividades que não necessariamente tenham que ser acumuladas por departamentos ou centros de custos. De qualquer forma, é possível que se consiga identificar uma atividade relevante para cada departamento
O sistema de custeio ABC permite melhor visualização dos custos através da análise das atividades executadas dentro da empresa e suas...
tracking img