Sistama JIT

1729 palavras 7 páginas
1. Introdução

A constante necessidade de evolução o mercado automobilístico vem buscando ferramentas de melhoria continua para seu processo produtivo a fim de obter um produto com qualidade cada vez mais superior e um menor custo.
De acordo com Almeida Có (2002) o sistema Just In Time é uma poderosa ferramenta que atende bem essas necessidades, visando à redução dos estoques e principalmente dos desperdícios alem de agilizar o processamento dos materiais aumentando assim a produtividade.
No sistema JIT percebemos a importância do entrosamento entre cliente e fornecedor, visando a entrega do produto na seqüência correta em tempo hábil e com qualidade. Atendendo, desta forma, a contento as especificações do cliente.
Com um fluxo muito grande de material, surge a necessidade de abastecer suas linhas de produção de forma mais eficiente. Assim as montadoras padronizam seus processos e exige dos fornecedores que a entrega no ponto de uso seja utilizando o método JIT otimizando seu tempo de produção.
O JIT é um conceito simples porem completo. As peças são montadas de acordo a solicitação do cliente seguindo uma serie numerada na ordem crescente no tempo certo. Desta forma não há estoque de material processado e sim de matéria prima podendo ser utilizada para atender o possível pedido. Com esse processo há uma grande redução nos gastos com mão de obra desnecessária e em materiais nos estoques. Os produtos sempre são checados assim que acabados e entregue ao cliente com a garantia de qualidade exigida e em tempo hábil para o uso.
1.1 OBJETIVOS

1.1 .1 Objetivo geral

Apresentar o potencial da ferramenta JIT no processo produtivo no ramo automobilístico na entrega do produto no ponto de uso conforme as necessidades do cliente.

1.1 .2 Objetivo específico

Identificar o as vantagens do sistema Just in Time, no setor automobilístico.
Expor o funcionamento do processo JIT.
Identificar possíveis falhas no processo de produção, que o sistema

Relacionados

  • Avaliação de Desempenho
    5409 palavras | 22 páginas