SISMÉDIO - ATIVIDADE FINAL - CADERNO V

413 palavras 2 páginas
SISMÉDIO - ATIVIDADE FINAL - CADERNO V

O Projeto Político Pedagógico foi desenvolvido através da participação de reuniões, na Unidade Escolar, onde os presentes, incluindo servidores, pais, alunos, representantes e membros do conselho da educação tiveram vez e voz.
Em virtude da mutação no ambiente escolar no que se refere a funcionários, acervo da biblioteca, estrutura física ou arquitetônica ou até mesmo a gestão, é que elaboração do projeto deve partir do diagnóstico e ser na medida do possível revisto e reavaliado.
Certamente a maioria do corpo docente concorda com esta afirmação e anseia pelas mudanças necessárias pois sabe que quando a escola é capaz de construir, programar e avaliar o seu Projeto Político Pedagógico, propiciará uma educação de qualidade e exercerá sua autonomia pedagógica permitindo à escola discutir as possibilidades de organizar o seu trabalho, com base em suas reais necessidades.
Infelizmente o ambiente escolar ainda oscila entre o diálogo e a hierarquia. Somos fruto de um meio que caminha a passos curtos. Desejamos a mudança e a troca em todos os sentidos por saber que este é o caminho e a direção que vai nos levar a grandes conquistas mas o próprio sistema vive este dilema e muitas vezes nos força a repetir velhos hábitos.
Desde sempre o verdadeiro educador sabe que seus educandos não são folhas de papel em branco que se escritas com erros são amassadas ou apagadas para um novo começo. Trabalhamos com seres únicos repletos de histórias que anseiam por ter voz e força e precisam ser ouvidos e participar de todo processo para dar sentido as suas experiências e aptidões.
E pensando assim, cito um trecho da obra do cantor e compositor, Gonzaguinha:
“E aprendi que se depende sempre
De tanta, muita, diferente gente
Toda pessoa sempre é as marcas
Das lições diárias de outras tantas pessoas
E é tão bonito quando a gente entende
Que a gente é tanta gente onde quer que a gente vá
E é tão bonito quando a gente sente
Que nunca

Relacionados

  • Geografia
    1802 palavras | 8 páginas