SISGERGAM

2478 palavras 10 páginas
PROJETO DE PESQUISA

ACADÊMICO:
Rosinaldo Lelis Barbosa
ORIENTADOR:
Adilson Tavares Lopes
COORDENAÇÃO DO CURSO:
Sidney Ribeiro de Andrade
1 INTRODUÇÃO

A Síndrome de Down ou Trissomia do cromossoma 21 é um distúrbio genético causado pela presença de um cromossomo 21 extra total ou parcialmente. É o distúrbio genético mais comum, estimado em 1 a cada 1000 nascimentos. Hoje já se sabe que o aluno com Síndrome de Down apresenta dificuldades em decompor tarefas, juntar habilidades e ideias, reter e transferir o que sabe, se adaptar a situações novas, e, portanto todo aprendizado deve sempre ser estimulado a partir do concreto necessitando de instruções visuais para consolidar o conhecimento. Uma maneira de incentivar a aprendizagem é o uso do brinquedo e de jogos educativos, tornando a atividade prazerosa e interessante.
Este projeto visa o auxilio na aprendizagem e melhoramento na coordenação motora do portador da Síndrome de Dawn, viabilizando assim o ensino de forma interativa e despertando o interesse nas atividades fisioterápicas. O software em questão propõe um jogo para computadores de mesa de fácil acesso, vai testar a agilidade do jogador com uma mira utilizada com o mouse do computador e acertando os patos que irá mudar de lugar aleatoriamente conforme o nível que estiver, para a mudança de nível o jogador terá que alcançar uma pontuação X assim alterando o nível automaticamente acelerando a velocidade dos patos. No desenvolvimento será utiliza a linguagem Java, para toda a parte da programação, o Mysql para o armazenamento de dados também o Flash para dar animação aos personagens do jogo.
Com tais características do jogo, o portador da síndrome vai poder testar suas habilidades com brincadeira trazendo a interação da máquina com o ser humano, provando que com ajuda de máquinas e sistemas podem ser útil no aprendizado e melhoramento da coordenação motora, além de incentivar programadores a desenvolverem software para outros tipos de problemas

Relacionados