Siseridade

877 palavras 4 páginas
E.E Brasilio Machado

Ed.Física
Prof°Alexandre

Distorção Corporal

Cibele Cristina dos Santos

São Paulo/SP
Agosto/2012

Indice 1. Introdução 2. Distorção Corporal ou Dismorfobia 3. Causa 4. Sintomas 5. Tratamento 6. Conclusão 7. Bibliografia

1. Introdução
A imagem corpórea é a imagem que elaboramos mentalmente de nosso corpo. Durante o desenvolvimento da adolescência, a autoimagem corporal é uma das referências para a compreensão dos problemas do adolescente, uma vez que seu corpo assume dia-a-dia um novo significado. Quando a pessoa representa seu próprio corpo com defeitos e alterações que só ela vê e valoriza de forma pessoal, falamos em Dismorfofobia ou distorção corporal. Portanto, trata-se de uma alteração do esquema corporal para pior, onde o paciente tem verdadeira repulsa ou acentuada reprovação à sua forma corporal, e a opinião dele não tem concordância das outras pessoas.

2. Distorção corporal ou Dismorfobia
A Dismorfofobia trata-se de um transtorno psicológico, que tem como característica uma grande preocupação com algum defeito inexistente na aparência física da pessoa portadora.
Tal transtorno, geralmente, inicia-se na fase adolescente, tanto no sexo masculino como no feminino e se relaciona com as várias fases de trasnformações, que ocorrem na puberdade, podendo ocorrer também em adultos, principalmente, em mulheres. Contudo, homens também apresentam este transtorno na fase adulta.
Na maioria das vezes, os portadores não se dão conta da doença e estão mais preocupados com a sua aparência física e com o defeito que eles imaginam ser portadores. Assim, na maioria das vezes procuram por cirurgias plásticas ao invés de procurar um especialista como um psiquiatra.
A parte que mais preocupa essas pessoas, principalmente, as mulheres, é a região da face. Elas apresentam grande preocupação com o formato do nariz, boca e até com os cabelos.

3. Causas
Na adolescência o individuo ainda está em

Relacionados