Sip – (session initiation protocol)

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2558 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
SIP – (Session Initiation Protocol)



O Protocolo de Iniciação de Sessão (Session Initiation Protocol - SIP) é um protocolo de aplicação, que utiliza o modelo “requisição-resposta”, similar ao HTTP, para iniciar sessões de comunicação interactiva entre utilizadores. É um padrão da Internet Engineering Task Force (IETF).

SIP é um protocolo de sinal para estabelecer chamadas econferência através de redes via Protocolo IP. O estabelecimento, mudança ou término da sessão é independente do tipo de mídia ou aplicação que será usada na chamada; uma chamada pode utilizar diferentes tipos de dados, incluindo áudio e vídeo.

Os principais componentes da arquitetura do SIP são:

User Agent SIP (UA SIP - Agente do Usuário SIP): São os terminais finais decomunicação (terminal SIP ou softphone).

Um user agent tem dois componentes:

- User Agent Client – componente que interage com usuário ou aplicação

- User Agent Server – componente que responde às mensagens SIP




SIP Proxy Servers - É um tipo de servidor intermediário do SIP, que atua também como cliente e servidor, recebendo as requisições e passando adiante paraservidores mais próximos do destino. Existem dois tipos de servidores Proxy, o “Stateful Proxy Server” e o “Stateless Proxy Server”. O Stateful Proxy Server mantém o estado das transações e permite dividir a chamada (Fork) para múltiplos servidores na tentativa de localizar o usuário, dessa maneira ele cria uma árvore de busca, possui maior confiabilidade, capacidade de computar o gasto do cliente eutilizam protocolo TCP. O Stateless Proxy Server não armazenam o estado da transação apenas envia adiante as requisições e as respostas, possuem maior velocidade, porém menos confiabilidade e incapacidade de computar gastos do cliente.

SIP Redirect Server - É um tipo de servidor SIP, que responde ao pedido do UA fornecendo o nome e a localização do usuário, esse servidor não reencaminha ospedidos.


SIP Registrar Server - Servidor que armazena registros sobre usuários, fornecendo um serviço de localização.










































Figura 1.1 - Componentes da arquitetura SIP




















|Métodos |


SIP funciona numa arquitetura cliente/servidor e, emsua versão atual (RFC 3261), possui 6 métodos de requisição, INVITE, ACK, CANCEL, OPTIONS, REGISTER e BYE, que são explicados abaixo:

INVITE – O método INVITE solicita o estabelecimento de uma sessão. O corpo do INVITE contem a descrição da sessão utilizando o SDP (Session Description Protocol). Se um método INVITE for enviado durante a execução de uma sessão, ele é chamado de re-INVITE.Re-INVITE’s geralmente são utilizados para mudar parâmetros da sessão;
ACK – O método ACK funciona como a confirmação de um INVITE, se o INVITE não contiver a descrição da sessão, o ACK deve conter;
CANCEL – O método CANCEL cancela todos os métodos pendentes de resposta;
OPTIONS – O método OPTIONS faz uma pergunta sobre as capacidades e disponibilidade das funcionalidades doreceptor, a resposta contém uma listagem com os métodos, extensões e codecs suportados;
REGISTER – Um cliente usa este método para registrar o "alias" (apelido) do seu endereço em algum servidor SIP, que, por aceitar registro de usuários, chamamos de serviço REGISTRAR..
BYE – Usado para liberar os recursos associados a uma ligação e forçar a desconexão da mesma.Cabeçalho


Na versão 1 do SIP, o SIPv1(RFC 2543), existiam 4 tipos de campos de cabeçalho: Geral, Requisição, Resposta e Entidade. Como não eram usados pelo protocolo, a versão 02, o SIPv2(RFC 3261), não incluía essas classificações.

    O cabeçalho SIP, em geral, segue as mesmas regras do cabeçalho HTTP, eles seguem esse escopo, headerfield, onde header é um marcador que...
tracking img